Natura é pioneira na produção de perfumes com álcool orgânico, ajudando o meio ambiente

Atualizado em: 23/05/2017

logo-natura

Beleza sustentável: Natura é pioneira na produção de perfumes com álcool orgânico, que ajudam a regenerar o meio-ambiente

Todos os perfumes da marca são feitos com álcool 100% orgânico, cultivado sem agrotóxicos e de forma a contribuir para a recuperação da vida selvagem

Sabia que, além de cosméticos e maquiagem, também existem perfumes feitos com ingredientes orgânicos? Quando ainda pouco se falava em produtos de beleza sustentáveis, a Natura fez uma parceria com a Native, pioneira no cultivo de cana de açúcar orgânica, e passou a incluir, já em 2006, um percentual de álcool orgânico na formulação de seus perfumes. Em 2015, essa porcentagem subiu ainda mais, atingindo os 100% – hoje, todos os perfumes da marca são totalmente formulados com álcool orgânico.

“A Natura foi pioneira no Brasil a incluir o álcool orgânico na formulação de seus perfumes e são inúmeros os reflexos positivos dessa forma de cultivo sustentável. A tecnologia de produção orgânica aliada à inteligência da natureza elimina a necessidade do uso de agrotóxicos e adubos tradicionais e criam um ciclo de regeneração de vida no meio-ambiente”, diz Renata Puchala, gerente de sustentabilidade da Natura. Esse ciclo positivo gera um impacto concreto: ajuda a regenerar o meio-ambiente e contribui para que floresta e cultivo convivam em harmonia, garantindo produtos de qualidade e de bem com o planeta. Aqui, um pouquinho sobre como funciona a produção do álcool orgânico e o quanto ele influencia no seu perfume final:

O que é álcool orgânico?

Trata-se, basicamente, do modo como ele é produzido. O álcool orgânico vem de uma cana de açúcar cultivada sem o uso de agrotóxicos e sem a utilização da queimada no período de safra. A colheita da cana verde é feita com maquinários projetados para não compactar a terra, o que ajuda a preservar sua fertilidade e facilitar a retenção e infiltração de água e ar no solo. Além disso, o combate às pragas é feito com controle biológico, a fim de manter o equilíbrio ambiental, e todos os resíduos orgânicos que sobram do processamento da cana são devolvidos ao campo. Sem agrotóxicos ou adubos convencionais, o solo é nutrido, fortalecendo o ecossistema para que ele próprio se proteja, naturalmente, de pragas ou desequilíbrios.

Elixir

Qual é o impacto positivo no meio-ambiente?

Todo esse sistema cria condições para que micro-organismos regenerem a terra das áreas de cultivo e propiciem um habitat natural para o desenvolvimento de pequenas formas de vida até o topo da cadeia alimentar. Resultado: um retorno de mais de 340 espécies de animais ao seu habitat natural, um aumento de 30% no volume de água dos córregos e rios na região de cultivo e uma regeneração da vida em cerca de 20 mil hectares de mata. Cada gota de perfume Natura fortalece um pouquinho desse ecossistema, fazendo com que o consumidor seja parte fundamental de um ciclo que revela a beleza da natureza e da regeneração da vida.

E o que isso interfere no seu perfume?

Segundo Veronica Kato, perfumista exclusiva da Natura, perfumes produzidos com álcool orgânico são absolutamente idênticos àqueles formulados com o álcool “tradicional”. “O álcool orgânico é de excelente qualidade e não existe nenhuma alteração em relação ao aroma, durabilidade da fragrância, forma de armazenar o produto e validade dele. A diferença está no impacto que esse tipo de ingrediente, 100% orgânico, gera no meio-ambiente. É uma escolha pela sustentabilidade, que também está ao alcance do consumidor”, esclarece a especialista.

 

Qual é a porcentagem de álcool utilizada em um perfume?

Esse número muda de acordo com o tipo de fragrância, segundo Veronica Kato – se é um eau de toillete ou um eau de parfum, por exemplo. Porém, a quantidade gira em torno de 70% a 80% da composição da fragrância – daí a importância de se utilizar um ingrediente orgânico. “O restante é dividido entre fragrância e água”, diz a especialista.

Os produtos da Natura podem ser encontrados por meio de uma Consultora Natura, na Rede Natura (www.rede.natura.net)