Vida e Saúde

Voluntários promovem campanha para salvar vidas no período junino

Atualizado em: 11/06/2013

doa%C3%A7%C3%A3o-sangue_2

Dia 14 de junho é o dia mundial do doador de sangue! Em comemoração à data e em clima de São João, nos dias 14 e 15 de junho, os voluntários dos grupos incentivadores: Doe Sangue PB, Doe Sangue RN, Doe Sangue AL, Centro ProAtivo, Ordem DeMolay e Hemocentros estarão somando esforços para promover a campanha Sangue Junino 2013. Em sua terceira edição, a campanha possui como tema: "Nesse São João acenda a luz da vida em outro coração" e acontecerá simultaneamente nos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pernambuco. As parcerias firmadas pela campanha, bem como todas as ações buscam ajudar na arrecadação de bolsas de sangue em benefício da população.

Normalmente, existe uma diminuição no número de doadores e acidentes são mais comuns e frequentes nesse período de festas, o que acaba gerando um aumento preocupante da necessidade de bolsas de sangue.

Marminino e como é que vai ser isso, hein?

Na Paraíba, a campanha Sangue Junino acontecerá nas cidades de João Pessoa e Campina Grande, coordenada pelo Doe Sangue PB e organizada juntamente com os grupos Centro PróAtivo e Missão Sal e Luz, além das parcerias da Ordem DeMolay e Hemocentros de João Pessoa e Campina Grande. Além do incentivo à doação de sangue, os voluntários estarão empenhados em atividades de panfletagens (antes e durante o evento), divulgação de informações nas redes sociais, vendendo camisas, comidas típicas e também em atividades de conscientização inteligente.

No Rio Grande do Norte, a campanha está sendo coordenada pela equipe do Doe Sangue RN em parceria com a Ordem DeMolay, onde os voluntários atuarão nas cidades de Natal, Caicó e Pau dos Ferros, divulgando informações e promovendo doações de sangue.

Em Alagoas, a campanha está sendo coordenada pelo grupo Doe Sangue AL em parceria com a Ordem DeMolay, com foco na divulgação entre jovens universitários e nas redes sociais. As doações serão direcionadas para o Hemocentro de Maceió.

Em Pernambuco, a Ordem DeMolay estará representando e coordenando a campanha, onde os voluntários estarão somando esforços para incentivar a população quanto à importância da doação de sangue nos Hemocentros das cidades de Recife, Ouricuri, Serra Talhada, Petrolina, Salgueiro, Caruaru e Garanhuns.

Lembramos que os Estados que vão participar da campanha são os que possuem equipes de voluntários organizando os eventos. Contudo, isso não impede que pessoas de outros Estados ou cidades possam realizar a doação e ainda apoiar a campanha Sangue Junino.

Oxente, mas como tudo começou?

Quando se fala em doação de sangue, muitas dúvidas e medos surgem, potenciais doadores cruzam os braços e desistem desse ato de extrema importância. Por sua vez, muitas pessoas se tornaram verdadeiros heróis ao abraçar essa causa tão importante. A Organização Mundial de Saúde (OMS) intitulou o dia 14 de Junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue com o objetivo de incentivar, homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente. Visando desmistificar, informar que doar sangue não dói, que é rápido, seguro e principalmente que salva muitas vidas, principalmente diante da crescente demanda que  observamos nos dias atuais, o grupo de voluntários Doe Sangue PB criou em 2011 a campanha Sangue Junino, o qual foi seu primeiro evento. Essa campanha é responsável pelo planejamento, promoção e coordenação de ações voluntárias educativas, recreativas e culturais sobre a temática da doação de sangue no período de São João. A campanha voluntária tem como diferencial adotar a cultura regional e integrar à inovação, alcançando mais eficientemente a população local.

Venha simbora fazer parte e acenda um coração!

Muitas pessoas precisam desse gesto de amor, por isso contamos com a sua colaboração para ajudar no incentivo à doação de sangue e cadastro de medula óssea. Seja voluntário! Ajude divulgando nas redes sociais, chame os amigos e vá ao Hemocentro doar vida! Um pouco do seu tempo doado pode ser o necessário para salvar a vida de alguém. Estamos em busca de contagiar o maior número de pessoas para criar uma grande corrente pelo bem.  Vamos estender as nossas mãos neste gesto nobre de cidadania, responsabilidade social, solidariedade e amor ao semelhante. Nesse São João acenda a luz da vida em outro coração!

Serviço (Locais e datas):

Paraíba:

– João Pessoa:

Hemocentro – Dia 14/06 das 7h às 18h e dia 15/06 das 7h às 17h.

Ponto de Cem Réis – Dia 14/06 das 8h às 16h, com mobilização dos voluntários e unidade de coleta.

– Campina Grande:
Hemocentro – Dia 14/06 das 8h às 17h, e dia 15/06 das 8h às 12h.

SAB da Malvinas – Dia 15/06 entre 8h às 12h, com mobilização dos voluntários e unidade de coleta.

Rio Grande do Norte:

– Natal, Caicó e Pau dos Ferros:

Hemocentros – Dias 14 e 15/06, entre 7h e 18h.

Alagoas:

– Maceió:

Hemocentro (Hemoal) – Dia 14/06 das 8h às 16h30 e dia 15/06 das 8h às 12h.

Pernambuco:

– Ouricuri, Serra Talhada, Petrolina, Salgueiro, Recife, Caruaru, Garanhuns:

Hemocentros – Dia 14 e 15/06 das 8h às 12h.

Assessoria

Vida e Saúde