Vida e Saúde

Você sabe o que é Psoríase?

Atualizado em: 19/09/2012

campanha-nacional-de-conscientizacao-viva-sem-barreiras

Pelo menos 5 milhões de brasileiros são afetados pela psoríase. A doença é uma inflamação crônica da pele que se manifesta por lesões róseas ou avermelhadas recobertas por escamas esbranquiçadas. Seus portadores costumam também ter problemas de autoestima.

Como as feridas típicas da patologia costumam afetar áreas descobertas do corpo como joelhos, cotovelos e articulações; além de ter a estética comprometida, seu portador geralmente sofre com o medo e o preconceito de quem acredita que a doença é contagiosa. Mas, foi justamente pelo fato de não oferecer perigo de contágio é que a doença foi negligenciada por muito tempo pela área médica e cientifica. O mal atinge cerca de 3% da população mundial e pode se manifestar nas diversas fases da vida. Para a maioria das pessoas, no entanto, a psoríase se apresenta antes dos 35 anos de idade.

A incidência é a mesma para homens e mulheres. Fatores importantes de estresse, como a perda de um ente querido, insegurança no emprego, brigas com familiares, doenças graves ou cirurgias de grande porte podem provocar a psoríase.

Até pouco tempo acreditava-se que ela não atingia os órgãos internos, mas em estágio moderado ou grave, a patologia eleva em 24% o risco de infarto, em 45% a chance de acidente vascular cerebral e em 51% a probabilidade de arritmias cardíacas. As variações parecem estar ligadas ao perfil genético, e a ciência ainda busca o mapeamento dos genes que promovem a manifestação da doença.

Campanha Nacional de Conscoentização – Viva Sem Barreiras

No dia 29 de outubro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia, em parceria com Associações de sete capitais brasileiras promoverão, simultaneamente, eventos em prol da conscientização sobre a Psoríase.

http://www.diamundialdapsoriase.com.br/

Agência Estado

Vida e Saúde