Vinho pode desencadear câncer de mama

Marcelo Sommer assina coleção exclusiva do Verão 2013
20 de setembro de 2012
Milão apontam para uma silhueta reta
20 de setembro de 2012

Vinho pode desencadear câncer de mama

 Apenas um copo de vinho por dia pode desencadear o câncer de mama e outros tumores, sugerem os cientistas.

Uma equipe internacional comparou os efeitos entre aqueles que consumiram até um copo de bebida alcóolica por dia com os “não-bebedores” em termos de riscos relativos para uma série de tipos de câncer.

Os pesquisadores concluíram que houve aumentos detectáveis de casos de câncer envolvendo a boca, garganta, esôfago e de mama, segundo o site Daily Mail.

A equipe da Universidade de Milão e de outros centros nos EUA, Canadá, Irã, França e Suécia estimam que em apenas um ano, o consumo de álcool causou 24 mil mortes por câncer de esôfago, 5.000 de câncer de boca e de mama em todo o mundo.

A última pesquisa que reúne dados de uma série de estudos anteriores, envolvendo mais de 150 mil pessoas, foi realizada porque a maioria dos estudos observacionais tem mostrado que a ingestão de álcool, aumenta o número de cânceres no trato digestivo superior. Mesmo o consumo moderado está associado a um ligeiro aumento do risco do câncer de mama.

Desconfiança

No entanto, o Fórum Científico Internacional de Pesquisa em Álcool, que analisou os resultados, disse que estava preocupado com uma série de aspectos do estudo.

Por exemplo, o fato de os investigadores incluírem aqueles que bebiam com aqueles que nunca beberam no grupo de referência — pois não tinham dados sobre a duração do consumo de álcool em níveis diferentes.

Além disso, os pesquisadores não ajustaram suas estimativas para outros hábitos de vida, como por exemplo, fumar. Tais fatores tendem a enfraquecer as implicações dos resultados.

O que eles somente apresentaram foram apenas os efeitos sobre o câncer, sem comentar sobre os efeitos gerais da saúde quando há ingestão da bebida alcóolica — como a redução acentuada de doenças cardiovasculares.

No entanto, o fórum considera que as análises podem ser úteis na compreensão das associações entre álcool e câncer.

R7

Dani Rabelo
Jornalista do WSCOM Online, sócia e editora-chefe do Portal Mulher de Fato, cantora nas horas vagas, tagarela, observadora, carioca da gema e pessoense de coração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *