Vida e Saúde

Varizes pélvicas: o que é? Tem tratamento? Descubra

Atualizado em: 26/05/2015

varizes-pelvicas

Dor abdominal, incontinência urinária, aumento do fluxo da menstruarão, cólicas muito fortes e sensação de cansaço nas pernas podem ser sintomas de varizes pélvicas. Comum em mulheres na faixa dos 30 anos, o problema, embora não tenha cura, pode ser tratado.

 

O que são varizes pélvica?

Segundo o médico angiologista Ary Elwing, especialista em cirurgia vascular, as varizes pélvicas são geradas pela dilatação das veias existentes dentro do abdômen, principalmente naquelas situadas no útero, nos ovários e na bexiga.

Além de causar fortes dores e muitos desconfortos, o problema está associado às varizes dos membros inferiores, como coxa, panturrilha e pés.

Embora não seja uma regra, as varizes são mais comuns em mulheres na faixa dos 30 anos. O motivo está relacionado a produção do estradiol, hormônio feminino responsável pela dilatação das veias ovarianas e uterinas.

Mulheres que já tiveram duas ou mais gestações, que têm ovários policísticos ou sofrem com disfunções hormonais fazem parte do grupo de risco.

Sintomas

  •  – Dor no abdômen

  • – Cansaço nas pernas no período menstrual

  • – Cólica forte

  • – Dor durante a relação sexual

  • – Incontinência urinária

  • – Aumento do fluxo menstrual

Tem cura?

Essencial para a saúde da mulher, os exames de rotina são o principal meio de diagnosticar o problema. A presença dos sintomas, no entanto, pode levar o especialista a investigar o caso.

Após a confirmação do diagnóstico e a análise de cada caso, o médico pode indicar dois tipos de tratamento para as varizes pélvicas. O acompanhamento clínico envolve o uso de medicação; já o cirúrgico, recomendado para casos mais graves, remove os vasos estourados, explica o especialista.

Fonte: Da Redação com Bolsa de Mulher

Vida e Saúde