Vida e Saúde

Varizes: 6 dúvidas que você com certeza tem

Atualizado em: 27/01/2017

varizes-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-campinas-768x514

1. O que são varizes?

Varizes são dilatações ou tortuosidades das veias do corpo humano, sendo mais comuns nos membros inferiores. Elas retêm mais sangue a uma pressão mais alta, uma vez que há uma disfunção das válvulas e refluxo, gerando um acúmulo de sangue, com inchaço e dores, podendo, inclusive, ocorrer sangramento na região. Apesar disso, é importante salientar que, veias de grosso calibre sem disfunção das válvulas nem refluxo não são sinal de varizes, as pernas de um ciclista são um bom exemplo.

2. Quem tem circulação venosa mais visível nas pernas apresenta maior tendência à formação de varizes?

Muitas pessoas acham que têm varizes, mas não têm. Na maioria das vezes são apenas veias superficiais. Quando a pele é muito clara ou se a pessoa é muito magra, as veias podem ficar mais visíveis e salientes, o que não quer dizer que são varizes.

3. Por que as mulheres têm mais varizes?

As varizes são mais comuns nas mulheres devido à ação hormonal sobre a parede das veias que ficam enfraquecidas e tendem a dilatar. Quando uma mulher engravida, por exemplo, a progesterona chega a aumentar 35 vezes. Além disso, há o ganho de peso e a compressão das veias da pelve pelo bebê que causam as varizes.

4. O que são veias perfurantes?

São veias que comunicam o sistema venoso superficial com o profundo. Contudo, quando estão insuficientes (doentes) drenam sangue do sistema venoso profundo para o superficial, gerando muitos sintomas, inclusive podendo causar feridas e/ou sangramento. Elas sempre devem ser tratadas quando identificadas.

5. A retirada cirúrgica de uma variz pode prejudicar a minha circulação?

Não. As veias que são retiradas durante um procedimento estão doentes e não colaboram para a circulação. Com isso, há uma melhoria na drenagem venosa das pernas, aliviando dores, cansaço, edema e câimbras, além de prevenir a evolução da doença.

6. Quando o tratamento cirúrgico para as varizes deve ser indicado?

Toda pessoa que apresenta varizes tem indicação de cirurgia, tanto pela parte estética, quanto pela funcional. A partir do momento que uma veia deixa de funcionar, sua função é irreversível. Além disso, a tendência é piorar com a idade. Logo, quanto mais precoce o tratamento, mais fácil é o procedimento e a recuperação. No entanto, é importante lembrar que ninguém morre de varizes, por isso, a cirurgia não pode ser indicada para pessoas com saúde debilitada.

Fonte: O Cirurgião Vascular

Vida e Saúde