Vida e Saúde

Treino funcional é sucesso nas academias e ginástica

Atualizado em: 21/09/2015

TREINO FUNCIONAL

TREINO FUNCIONAL 1

Em tempos de aparelhos cada vez mais inovadores e cheios de aparatos tecnológicos, uma tendência mais simples e eficiente está sendo a queridinha na nova era do fitness. É o treino funcional, baseado em movimentos “naturais” do ser humano, como correr, agachar, girar e pular – uma boa alternativa para quem está cansado das atividades tradicionais realizadas nas academias. O funcional já conquistou celebridades, como Sabrina Sato, Ivete Sangalo e Flávia Alessandra, e já é febre nas academias paraibanas, por ser uma aula rápida, intensa e completa. O resultado? A melhora o condicionamento físico, a otimização da coordenação motora, o ganho de equilíbrio e, é claro, a perda de peso. “Os treinos funcionais são mais rápidos, duram cerca de 40 minutos, e têm o objetivo é melhorar as valências físicas, como equilíbrio, agilidade, velocidade, flexibilidade, força, resistência e deslocamento”, explica Raul Cavalcante, profissional de Educação Física da Studio Academia, localizada no Bairro dos Estados.

 

No local, os atletas são divididos em diversos pontos e vão alternando a atividade. Podem se alternar circuitos, saltos, giros, pilates, agachamentos e aparelhos que auxiliem nos exercícios, como cones, pneus, barreiras e cordas também são utilizados no treino. Ao fim de uma sessão com duração de 45 minutos são cerca de 600 calorias a menos. “Todos os exercícios podem ser feios, mas nem todo mundo pode fazer qualquer exercício. Por isso, é importante se orientar com um profissional antes de começar”, orienta Raul.

 

Quem faz adora. A estudante de Psicologia Mirelly Gomes de Araújo, que gosta de praticar diversos exercícios na academia, experimentou porque “já tinha ouvido falar”. Ao testar o funcional, virou praticante. “Apesar de curto, o funcional é muito intenso. Trabalha todo o corpo em um tempo mínimo”, diz a estudante, que participa dos treinos há cerca de um ano. Para o estudante Marcelo Pontes, que pratica há apenas dois meses, as atividades mais dinâmicas incentivam a prática da modalidade. “ A sensação após o treino é muito boa”, afirma o estudante.

 

Na Studio, as aulas são segundas e quintas, as 6h10 e as 20h30. O endereço é Avenida Pernambuco, 141 – Bairro dos Estados.

 

Ganhos no corpo e na saúde

Sem grandes aparelhos tecnológicos, o treino funcional traz diversos benefícios a quem pratica – tanto no corpo quando na saúde. Confira alguns:

 

•    O programa se adapta à necessidade de quem pratica.

•    Treina diversas habilidades motoras e movimentos não apenas os músculos.

• É altamente motivador pela quantidade de infinita de exercícios e possibilidades.

•    Melhoria a postura geral, o equilíbrio muscular e a eficiência dos movimentos.

•    Aumenta a força muscular.

•    Auxilia na perda de peso.

 

Fonte: ANDRÉIA BARROS

DIRETORA DE COMUNICAÇÃO- INTEGRATIVA

Vida e Saúde