Treinar quatro vezes por semana é suficiente para ter corpo em forma

Pretinho básico? Só se for com pitadas de coral
16 de fevereiro de 2013
Vista o ouro: calça dourada é a peça da vez
16 de fevereiro de 2013

Treinar quatro vezes por semana é suficiente para ter corpo em forma

Você acredita que quanto mais vezes frequentar a academia durante a semana, melhores serão os resultados? De acordo com pesquisadores da Universidade do Alabama, praticar exercícios quatro vezes por semana é o suficiente para ter saúde e um corpo em forma.

Testes incluíram substâncias relacionadas ao estresse

Para chegar a estes resultados, os pesquisadores analisaram os efeitos do levantamento de peso e da corrida em diferentes grupos de voluntárias, que não precisaram modificar seus hábitos alimentares. O estudo analisou o nível de substâncias relacionadas ao estresse, chamadas citocinas, no sangue para avaliar até que ponto o sistema nervoso entende o exercício como algo benéfico ao organismo e quando pode haver exagero e prejuízo. Também foi medida a capacidade aeróbica, força muscular, humor e gasto energético em treinos de intensidade e periodicidade diferentes.

Mulheres que treinaram duas vezes na semana obtiveram os mesmos ganhos

Após quatro meses, todas as voluntárias haviam perdido peso e ganhado resistência muscular e força. Os cientistas também concluíram que os ganhos entre as mulheres que treinaram duas vezes na semana foram tão significativos quanto quando comparadas ao grupo que se exercitou seis vezes por semana. O nível de substâncias relacionadas ao estresse também não sofreu alterações entre os grupos.

O estudo ainda mostrou que aquelas que praticaram exercícios físicos quatro vezes por semana chegaram a queimar 225 calorias a mais por dia, quando comparadas a voluntárias que se exercitaram menos ou mais vezes. Para os pesquisadores, um treino de quatro vezes na semana é ideal para melhorar a qualidade de vida e manter a boa forma.

GNT

Dani Rabelo
Jornalista do WSCOM Online, sócia e editora-chefe do Portal Mulher de Fato, cantora nas horas vagas, tagarela, observadora, carioca da gema e pessoense de coração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *