Vida e Saúde

TPM versus Treinamento

Atualizado em: 27/03/2015

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Confira dicas para não sofrer durante esse período da TPM, tão complicado para qualquer mulher atleta

Todo mês, a maioria das mulheres sofre com os mesmos sintomas: inchaço, fome excessiva, mudanças de humor e forte dor nos ovários. Esses são sinais da tensão pré-menstrual, a popular TPM que aterroriza as moças e todos que estão em sua volta quando chega. O ciclo menstrual dura 28 dias e tem quatro fases que podem variar de uma mulher para outra.

Devido à influência do aumento dos níveis de progesterona, na fase pré-menstrual o desempenho na atividade física cai. A concentração diminui e o cansaço muscular aumenta. Caso esteja na TPM e se sinta com menos energia, reduza sua carga de treino de 10 a 15%, beba muito líquido e coma alimentos ricos em carboidratos.

Por isso, mapear os dias de maior e menor energia é fundamental para se preparar de forma equilibrada e driblar os efeitos da queda de rendimento durante os dias de TPM. A rotina de treino tem suas vantagens. Além de não perder o ritmo, a prática de exercícios aumenta o nível de neurotransmissores, como a noradrenalina, a serotonina e a dopamina, que produzem uma sensação de relaxamento e bem-estar, ou seja, é um remédio natural para o desconforto do período. Dependendo da sua energia, pegue leve nos exercícios, mas assim como no período menstrual, não deixe de treinar. (Eu Atleta)

Já no período pós-menstrual, o rendimento é melhor do que na fase pré-menstrual, onde ocorre o aumento na produção de alguns hormônios, como a catecolamina, adrenocorticotrófico (ACTH) e cortisol, que estão diretamente relacionados com a percepção de dificuldade durante o exercício.

Portanto, mulheres com o fluxo menstrual normal e pouca dor, em geral, podem praticar atividade física normalmente durante a menstruação. Mas, aquelas que apresentarem maior sangramento e dores fortes na cabeça e estômago devem esperar, pelo menos, dois dias para voltar aos exercícios.

 

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Fonte: Da Redação com informações do Portal Ativa

 

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