Vida e Saúde

Sintomas da menopausa podem ser aliviados com caminhada, diz estudo

Atualizado em: 23/03/2015

caminhada

Segundo pesquisa, praticar exercícios moderados, como a caminhada, cinco vezes por semana, protege a mulher contra os sintomas da menopausa

 

Pelo menos é o que dizem pesquisadores da Universidade Temple, na Filadélfia (Estados Unidos). Segundo o estudo, publicado na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers and Prevention, quem costuma caminhar sofrerá menos com depressão e ansiedade, um dos principais sinais da menopausa.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores norte-americanos acompanharam 380 mulheres, com média de idade de 42 anos. No início da pesquisa eles registraram dados sobre atividade física e sintomas de stress, depressão, ansiedade e ondas de calor das voluntárias.

No fim do trabalho, os resultados mostraram que fazer, pelo menos, uma hora de exercícios moderados, como a caminhada, cinco vezes por semana, pode amenizar de modo significativo os sintomas psíquicos e, principalmente, a percepção do stress das mulheres.

Apesar das boas notícias, o estudo mostrou que a frequência e a intensidade das ondas de calor, outro sintoma característico da menopausa, não sofreram influência da atividade física.

Fonte: Da Redação com informações do Portal Ativo

 

Vida e Saúde