Vida e Saúde

Saúde: Oito dicas para correr melhor

Atualizado em: 26/09/2012

corrida

No dia 21 de outubro acontece em algumas cidades brasileiras e de outros países  ‘5km – Mulheres em Movimento’, a maior corrida feminina do mundo’. Apesar da atividade não acontecer em João Pessoa, a prática de exercícios físicos, em especial a corrida, traz apenas benefícios para os seus praticantes.

Quer saber algumas importantes dicas sobre o esporte? No site do McDonald’s 5K, Mulheres em Movimento (www.5kmcdonalds.com.br), apoiador oficial do evento mundial, profissionais e outros parceiros passaram informaçõesimportantes, confira algumas delas:

1 – Como começar

Se estiver por longo tempo inativo, pode iniciar caminhando nas duas primeiras semanas. Após este período, alterne caminhada com corrida e, a medida que for ficando fácil, aumente a corrida e diminua a caminhada. O aconselhável é o treino em dias alternados, ou seja, um dia de treino e no dia seguinte, descanso. O tempo mínimo de descanso deve ser de um dia e o máximo, de dois dias.

2- A bicicleta é uma ótima aliada

Além de ser uma delicia, pedalar ajuda a fortalecer as coxas e a aumentar a capacidade do seu joelho para amortecer o impacto da corrida. Experimente alternar entre a corrida e a bicicleta durante os seus dias de treino. Assim, quando você for participar de uma corrida de 5K, estará ainda mais preparada.

3- Não se esqueça dos braços!

A posição dos braços também é muito importante na hora da corrida. Deixe os antebraços paralelos ao solo, em um ângulo de 90º em relação ao seu corpo. Esta é a posição ideal durante a prática. Só mude a posição dos braços na subida, para o corpo ganhar mais equilíbrio.

4- A roupa certa

Para correr melhor e evitar lesões invista em duas coisas: um bom top e um bom tênis. O top certo para o seu corpo dá um suporte específico para a musculatura dos seios. Já o tênis deve ser escolhido de acordo com a pisada. São três tipos, a pronada, para os corredores que pisam com o pé para dentro, mais com a parte interna do pé, a neutra, caracteriza a pisada normal, e a supinada, para fora com ênfase no apoio da parte de fora do pé. Em muitas lojas especializadas em esporte é possível fazer o teste para saber qual é a sua pisada. Um ortopedista, um professor de educação física ou mesmo um fisioterapeuta especializado em medicina esportiva podem orientar neste assunto.

5- Use filtro solar, sempre!

Correr em um dia ensolarado é bem mais gostoso, mas não esqueça de passar o filtro solar, não só no rosto, mas no pescoço, ombros (se correr de regata), braços e pernas (se estiver de shorts). O boné, óculos escuros e protetor labial também são ótimos aliados.

6- Coma bem e não se esqueça da água

Para fazer uma boa corrida, você precisa treinar, se dedicar e, também, ter uma boa alimentação. Portanto, nos dias antes da prova, faça uma dieta especial comendo bastante frutas, legumes e verduras – alimentos ricos em carboidratos (massas, batata, arroz) também são bem-vindos. Além disso, mantenha-se bem hidratada, é muito importante ingerir bastante líquido nesses dias.

7- Não dispense a musculação

A musculação é fundamental para melhorar seu rendimento na corrida assim como prevenir o aparelho locomotor de possíveis lesões. De duas a três vezes por semana é a frequência mais indicada para quem corre – isto vai variar de acordo com seu volume de treino.

8- Aposte nos abdominais

Os exercícios abdominais são de grande importância na manutenção da postura correta durante a corrida de rua. Somando o quadrado lombar e os músculos estabilizadores da coluna forma-se o núcleo do corpo, região que, se bem fortalecida, irá proporcionar ganho de eficiência, economia de energia e consequentemente melhora de desempenho.

Redação, com assessoria

Vida e Saúde