Vida e Saúde

Saiba como cuidar do corpo e dos dentes sem sofrer

Atualizado em: 10/12/2014

Mudança de hábitos (3)

Apesar de bastante cobiçada, o que muitas pessoas não sabem é que é possível manter este conjunto em dia sem fazer muito esforço. Um exemplo disso é que consumir alimentos saudáveis corretamente, além de facilitar na saúde e na estética do corpo, auxilia na manutenção dos dentes.
De acordo com a personal diet e nutricionista do Hapvida Saúde, Luana Fabíola, a nutrição caminha ao lado de todas as áreas. “Existem alimentos que ajudam no fortalecimento e limpeza dos dentes, e por vez, também fazem muito bem para a saúde. Assim como também existem outros que só contribuem para o aparecimento de cáries e consequentemente prejudicam na manutenção do corpo”, explica a nutricionista. Thiago Cavalcante, dentista da MaisOdonto, ressalta que apesar de existirem alimentos que contribuem na higiene bucal, eles não substituem a limpeza com creme e fio dental, essencial após todas as refeições.

Fortalecimento
O dentista explica que a ingestão de alguns alimentos específicos é fundamental para bebês e crianças. “Durante o período de formação dos primeiros dentes é essencial que as mães estimulem os seus filhos a consumir leite e os seus derivados, alimentos com uma grande quantidade de cálcio e eficazes para fortalecimento da arcada dentária”, aconselha o odontólogo. Thiago detalha ainda que as gestantes também precisam ter esse cuidado, já que as células dentárias começam a nascer nas primeiras semanas de vida do bebê.

Limpeza
Thiago detalha que alimentos fibrosos, como os legumes e frutas cruas, por serem mais densos e duros, ajudam na limpeza dos dentes. “Já bebidas escuras e com corantes como café, refrigerante e vinho tinto contribuem para a formação de manchas. Doces em geral e carboidratos, que por possuírem grandes quantidades de açúcares facilitam e muito o surgimento de cáries”, afirma Thiago.
A nutricionista Luana Fabíola recomenda que pessoas, que costumam passar o dia inteiro fora de casa e muitas vezes não sobra tempo para fazer a limpeza correta dos dentes, o ideal é optar por uma maçã na hora do lanche. “Esta fruta contém polifenóis que estimulam a saliva, auxiliando na limpeza dos dentes”, enfatizou. Já para os adoradores dos doces, Luana aconselha aderir ao consumo de balas e chicletes sem açúcares.

Fonte: Melissa Paulino

 

Vida e Saúde