Vida e Saúde

Saiba cinco motivos para consumir massa sem culpa

Atualizado em: 18/10/2013

ninho

O Brasil é o terceiro maior consumidor de massas do mundo, perdendo apenas para Itália e Estados Unidos. Somente em 2012, os brasileiros comeram mais de mil toneladas de massa, de acordo com a Abima (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializado). O prato é tão popular em terras brasileiras que faz parte inclusive da cesta básica.

Em comemoração ao Dia Mundial do Macarrão, festejado em 25 de outubro, a Marca Fortaleza, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco que comemora 60 anos neste ano, apresenta cinco motivos para se deliciar com pratos de macarrão sem culpa. As dicas foram elaboradas em parceria com a nutricionista Fabiana Fontes, da Equilibrium, consultoria da Marca Fortaleza. Confira abaixo.

1 – Macarrão é indicado para uma dieta equilibrada e não engorda

Com certeza um dos mitos mais conhecidos é de que o macarrão engorda por ser rico em carboidrato. Segundo a nutricionista Fabiana Fontes, na verdade não é a massa que engorda e sim a quantidade em excesso consumida, os acompanhamentos e os molhos.

Quando a massa é consumida em quantidades adequadas para cada tipo de metabolismo e com molhos magros e leves, como o ao sugo, de ervas ou com vegetais, o resultado obtido é mais saúde no dia a dia. A recomendação diária de consumo de carboidratos indicada pelo Guia Alimentar para População Brasileira, divulgado pelo Ministério da Saúde, é de 5 a 6 porções.

“O macarrão pode ser incluído em uma dieta balanceada. Além de molhos leves, a dica para não elevar o valor calórico e a quantidade de gorduras é escolher acompanhamentos nutritivos como um filé grelhado (frango, peixe ou carne bovina magra) e uma boa salada de folhas e vegetais”, explica Fabiana.

2 – Versátil

Sua versatilidade é comprovada pelos inúmeros cortes existentes e pelas infinitas combinações com molhos e acompanhamentos que podem ser feitos. Hoje são mais de 20 tipos entre massas longas, curtas, para rechear, instantâneas, lasanhas e de preparo rápido. A massa pode ser servida quente, como sopa ou prato principal, fria como salada e ou até mesmo como sobremesa.

3 – Dá energia para a prática de esportes

Por ser rico em carboidrato, o macarrão é indicado para o bom desempenho dos atletas. Fundamental como fonte de energia, também é importante como combustível do sistema nervoso central. A dieta rica em carboidratos aumenta os estoques corporais nos músculos e no fígado, auxilia o sistema imunológico e proporciona energia antes, durante e depois das atividades físicas. Por isso, é tão consumido por atletas nos dias que antecedem as competições.

4 – É prática

Uma das principais vantagens para o consumo de massa é a praticidade, afinal, para cozinhar o macarrão são necessários apenas água e sal. O tempo de cozimento depende do tipo de massa, mas geralmente não ultrapassa dez minutos para chegar ao ponto ideal, ou seja, “al dente”, o que significa macia, porém resistente à mordida.

5 – Ótimo rendimento

A massa é um dos pratos com maior rendimento na culinária, pois possibilita o preparo de uma refeição para uma família inteira. Um pacote de espaguete de 500 gramas, por exemplo, rende em média seis porções, enquanto a mesma quantidade de lasanha rende até 15 pedaços. Para o almoço de domingo com a família toda reunida, é uma das melhores opções. Uma legítima experiência italiana.

Depois desses motivos, para comemorar o Dia Mundial do Macarrão em grande estilo, a Marca Fortaleza sugere ainda uma receita exclusiva: Ninho com frango defumado e legumes salteados.

Ninho com frango defumado e legumes salteados

Ingredientes:
1 embalagem de Fortaleza Sêmola Ninho
5 colheres (sopa) de azeite
6 dentes de alho, picados
500g de frango defumado, desfiado
5 tomates maduros, sem sementes, em cubos
3 colheres (sopa) de azeite
100g de cenoura cozida, em cubos
100g de ervilhas frescas cozidas
100g de beterraba cozida, em cubos
100g de nozes, picadas
100g de queijo parmesão, ralado
sal, azeite e salsinha picada a gosto

Modo de Preparo:
– Comece preparando o frango defumado. Numa frigideira média, aqueça o azeite e refogue metade do alho. Junte o frango defumado, os tomates e deixe refogar por mais 3 minutos. Acerte o sal, salpique a salsinha e reserve.
– Prepare os legumes salteados. Numa frigideira média, aqueça o azeite e refogue a outra metade do alho. Junte a cenoura, as ervilhas e a beterraba e deixe refogar por mais 3 minutos e reserve.
– Cozinhe a massa numa panela grande com 5 litros de água com sal. Coloque a massa e mexa de vez em quando, até que água volte a ferver. Deixe cozinhar por 8 minutos ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
– Escorra a massa, acomode num refratário grande, regue com o azeite, acrescente o refogado de frango defumado e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Acomode por cima os legumes salteados, polvilhe por cima o queijo parmesão, as nozes e sirva a seguir.
Rendimento: 8 porções
Calorias por porção: 574,52 kcal

Fonte: Matéria cedida pela Marca Fortaleza

 

Vida e Saúde