Vida e Saúde

Remédios e maquiagem não devem ser guardados no banheiro

Atualizado em: 04/02/2013

maquiagem9

 A organização da casa pode prevenir riscos e até mesmo interferir na saúde da família. Por exemplo, o hábito de guardar remédios e maquiagens no banheiro não é aconselhável já que o ambiente quente e úmido pode favorecer a proliferação de bactérias, como alertou a dermatologista Márcia Purceli no Bem Estar desta segunda-feira (4).

A recomendação, no caso da maquiagem, é que ela seja guardada em uma caixa ou maleta, dentro de um armário arejado e seco. É importante também prestar atenção a mudanças no cheiro, textura e cor, sinais que podem indicar que o produto não está bom. Nesse caso, ele não deve ser mais usado para evitar irritações na pele.

A dica, no caso dos medicamentos, é usar caixas de plástico, de preferência com divisórias. Cada um desses compartimentos pode guardar tipos diferentes de remédios, sempre etiquetados com o nome e a validade.

No entanto, é preciso cuidado com a automedicação – os remédios servem apenas para casos de emergência. De acordo com o infectologista e clínico geral Caio Rosenthal, medicamentos como analgésicos, antieméticos (para náuseas e vômitos), antialérgicos, antidiarreicos, antiácidos ou para assaduras são alguns dos que podem ser mantidos em casa, ao contrário dos antibióticos e anti-inflamatórios.

No caso das pomadas, a dermatologista Márcia Purceli alerta que se elas estiverem com uma cor diferente, mais amarelada, é sinal de que elas oxidaram.

Para verificar melhor, a dica é tirar o conteúdo da borda e observar se, por dentro, a cor continua normal. Caso esteja, na hora de passar na lesão, não é recomendável pegar diretamente a pomada do bastão para não contaminá-la – é melhor colocar uma pequena quantidade no dorso das mãos e, depois com o dedo, aplicá-la no machucado.

O programa deu dicas também de higiene para os guarda-roupas. Segundo a personal organizer Vera Corradi, é importante tirar as roupas e sapatos e passar um pano úmido com vinagre no armário e também nos cabides. Antes de guardar, a dica é passar um pano seco e deixar o guarda-roupa arejar um pouco. Para eliminar as traças, a especialista indica colocar sachês com cravo ou cedro; já o mofo pode ser combatido apenas com um sachê fechado com giz.

Para ter mais espaço no armário e conseguir visualizar as roupas com maior facilidade, a dica da personal organizer é acompanhar a estação. Por exemplo, no verão, roupas mais pesadas podem ser guardadas em baús e caixas; já no inverno, é hora de "esconder" as peças mais leves e de praia.

Já os sapatos devem ter cuidados ainda maiores antes de serem guardados. Segundo a dermatologista Márcia Purceli, é importante colocar um antisséptico ou spray, limpar a sola e passar um pano desinfetante antes de colocá-los no armário. O ideal é que eles fiquem longe das roupas, dentro de caixas ou em pequenos sacos.

Bem Estar

Vida e Saúde