Vida e Saúde

Receitas de lasanha para comemorar o Dia Mundial do Macarrão

Atualizado em: 25/10/2013

LASANHA_DE_LINGUI%C3%87A_E_TOMATE

O macarrão foi eleito o prato preferido dos brasileiros, de acordo com pesquisa feita pela Consultoria GlobeScan para a ONG britânica Oxfam. Entre os cortes, a lasanha está em primeiro lugar. Por isso, para comemorar em 25 de outubro o Dia Mundial do Macarrão, a Estrela, marca da M.Dias Branco, e a nutricionista Fabiana Fontes, da Equilibrium Consultoria, consultora da marca, sugerem um festival de lasanhas com receitas nutritivas e saborosas.

Nas duas receitas sugeridas pela Pelaggio o ingrediente principal é a carne, uma execelente fonte de proteína. A combinação da massa com carnes deixa o prato equilibrado. Além da carne, a dica é servir como acompanhamento saladas, legumes cozidos e verduras refogadas, que tornam a refeição ainda mais nutritiva. ”A criatividade dos ingredientes e acompanhamentos é fundamental para transformar a macarronada em um prato completo, com vitaminas, minerais e fibras”, explica a nutricionista.

Confira abaixo duas receitas de lasanha para agradar toda a família.

Lasanha de Costela com Mandioca

Ingredientes

Molho Branco:
5 colheres (sopa) de margarina
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 litros de leite
sal, pimenta-do-reino e noz moscada a gosto

Molho de Tomate:
4 colheres (sopa) de azeite
1 cebola, picada
2 dentes de alho, picados
10 tomates sem pele, sem sementes e picados
1 litro de polpa de tomate
sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto

Recheio de Costela com Mandioca:
1 kg de costela de boi, sem osso
1 cebola, picada
4 dentes de alho, picados
4 colheres (sopa) de óleo
2 tabletes de caldo de carne
250g de mandioca, picada
sal e pimenta-do-reino a gosto

Para a montagem:
1 embalagem de Lasanha Estrela
400g de muçarela, em fatias
queijo parmesão ralado

Modo de Preparo

Comece preparando o recheio de costela com mandioca. Tempere a costela de boi com a cebola, alho, sal e pimenta-do-reino. Numa panela de pressão, aqueça o óleo, coloque a costela temperada e frite bem. Acrescente 1 litro de água, os tabletes de caldo de carne e deixe cozinhar por 50 minutos. Junte a mandioca e deixe cozinhar por mais 15 minutos. Retire do fogo, desfie a costela, a mandioca e reserve.

Prepare o molho branco. Numa panela média aqueça margarina e doure a farinha de trigo. Junte 2 litros de leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acerte o sal, tempere com a pimenta-do-reino e a noz moscada. Retire do fogo e reserve.

A seguir, prepare o molho de tomate. Numa panela média aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho, junte os tomates, polpa de tomates e 2 xícaras (chá) de água. Deixe apurar, acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e o orégano. Retire do fogo e reserve.

Monte a lasanha num refratário grande e fundo. Divida o molho branco e o molho tomate em 3 partes, as tiras de lasanha em 4 e as fatias de muçarela e o recheio de costela com mandioca em 2.

Alterne as camadas de molho e massa da seguinte forma: molho branco, fatias de muçarela, tiras de lasanha, molho de tomate, recheio de costela com mandioca, tiras de lasanha, molho branco, fatias de muçarela, tiras de lasanha, molho de tomate, recheio de costela com mandioca, tiras de lasanha, molho branco, molho de tomate e finalmente queijo parmesão ralado.

Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 50 minutos. Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio 10 minutos antes de finalizar o tempo.

Rendimento: 15 porções
Calorias por porção: 780 kcal

Dica: Para a lasanha ficar perfeita, coloque as tiras sempre entre os molhos e não se esqueça de utilizá-los ainda quentes. Para cada 500g de massa utilize no mínimo 3 ½ litros de molho. Querendo reduzir o tempo de preparo, deixe a lasanha montada por 10 minutos antes de levá-la ao forno.

Lasanha de Linguiça e Tomate


Ingredientes

Molho de Tomate:
1 cebola pequena picada
3 dentes de alho picados
4 colheres (sopa) de óleo
1 ½ kg de tomate (sem pele e sementes) picados
3 embalagens de molho de tomate temperado (1.560g)
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
sal e salsa picadinha a gosto

Recheio:
700g de lingüiça calabresa em rodelas
2 escarolas em tiras refogadas com alho, óleo e sal
1 embalagem de Lasanha Estrela
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo

Comece pelo molho de tomate. Doure a cebola e o alho no óleo. Junte os tomates de deixe desmancharem. Acrescente o molho de tomate, 1 xícara (chá) de água  e cozinhe até reduzir um pouco. Junte o queijo e misture. Acerte o sal. Acrescente a salsa. Reserve.

Monte a lasanha numa forma retangular, espalhando o molho de tomate no fundo. Cubra com as folhas de lasanha e com o molho. Espalhe a linguiça e a escarola. Cubra com o molho.

Faça camadas de lasanha, molho, linguiça e escarola, molho, terminando com lasanha, molho e queijo parmesão. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno por cerca de 45 minutos. Retire o papel-alumínio e deixe por mais 5 minutos para dourar. Retire do forno e aguarde 5 minutos para servir.

Rendimento : 20 porções
Calorias por porção: 284 kcal

 

Vida e Saúde