Vida e Saúde

Prefeitura aprimora cuidados com crianças com doença falciforme

Atualizado em: 02/10/2012

doen%C3%A7a

Melhorar a assistência às pessoas portadoras da doença falciforme é o principal objetivo da disponibilização, pela rede municipal de saúde, do medicamento penicilina oral para uso profilático em crianças de até os 5 anos de idade. A ação é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e está sendo fornecida, desde setembro, em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) da Capital.

Dandara Correia, coordenadora da área técnica de Saúde da População Negra na SMS, explicou que as crianças com doença falciforme têm mais chances de sofrer com infecções e, por isso, é necessário um cuidado preventivo. “A penicilina oral é indicada juntamente com o uso adequado das vacinas básicas e especiais. Dentro dos esquemas vacinais estão previstas, por exemplo, as vacinas pneumocócicas e meningocócia que, em 2011, foram incluídas no calendário básico”, ressaltou.

Ácido fólico

A coordenadora destacou também outra novidade no tratamento: a disponibilidade de ácido fólico em gotas, complemento vitamínico incluído no cuidado as pessoas com doença falciforme. O ácido fólico já era disponível na rede em comprimido, mas agora terá também em gotas, com o objetivo de facilitar a administração em crianças.

De acordo com Dandara, esses cuidados produzem bons resultados quando, a partir da realização do teste do pezinho, se obtém o diagnóstico precoce da doença. Assim, é preciso que todas as crianças, entre a 3ª e 7ª semana de vida, realizem esse teste em alguma maternidade pública do município.

Programa

Em João Pessoa, o Programa Municipal de Promoção e Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme foi criado em 2010 e é resultado de lutas históricas dos movimentos sociais negros e das associações dos portadores de anemias hereditárias.

No processo de implantação do programa, estruturou-se a linha de cuidado da doença falciforme, que objetiva a organização de uma rede de serviços de saúde, qualificada e capacitada para garantir um atendimento integral aos usuários. Este serviço tem como base a organização do cuidado e objetiva modificar os resultados de morbi-mortalidade, qualidade de vida e longevidade.

Serviço

Para mais informações sobre o serviço, o usuário deve procurar uma Unidade de Saúde mais próxima de sua casa ou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (3214-7955).

Assessoria

Vida e Saúde