Vida e Saúde

Posso tomar banho com meu filho?

Atualizado em: 02/06/2013

M%C3%A3e-e-filho-tomando-banho_1

Criança adora brincar no chuveiro e os pais, muitas vezes, fazem companhia. É ruim tomar banho junto com o filho? Para Ana Cássia Maturano, psicóloga e psicopedagoga, pode ser bacana, mas só se o adulto se sentir à vontade.

É legal tomar banho com a criança?
Sim, mas vai depender da cultura daquela família e se questões como o nudismo são tratadas com normalidade ou não. É uma chance de explicar que, em determinados momentos, como no banho, você pode mostrar o corpo. Com o crescimento, ela mesma não vai querer mais tomar banho com os pais.

E perguntas indiscretas, surgem com mais facilidade?
Não necessariamente. Mas se ela não tem experiência em banhos conjuntos e, de repente, os pais querem tentar, podem até ficar mais curiosas. Nessa hora, vale aproveitar a curiosidade da criança para explicar a diferença entre homens e mulheres. “Seja objetivo e responda apenas à pergunta que ela fizer, sem entrar em outros assuntos”, diz a psicóloga Harumi Kaihami, do Ambulatório de Pediatria Social do Hospital Sírio Libanês (SP). Lembre-se ainda de que é fundamental você usar os nomes certos dos órgãos na hora da explicação. Assim, a criança aprende corretamente e não vira motivo de piada ao usar os apelidos entre amigos, por exemplo.

Quando não deve de acontecer?
Agora, se você fica constrangido, não tem por que forçar a barra. A criança vai perceber que aquela situação é incômoda e pode criar uma imagem negativa da nudez no futuro.

Crescer

Vida e Saúde