Por que as mulheres gostam tanto de chocolate?

Sapatos de salto alto: como escolher
17 de outubro de 2012
MAC lança coleção com blush que dura por até oito horas
17 de outubro de 2012

Por que as mulheres gostam tanto de chocolate?

A culpa é da TPM! As alterações hormonais do ciclo menstrual oscilam o humor feminino, aumentando as sensações de depressão e ansiedade. “O consumo de chocolate aciona áreas do cérebro responsáveis por elevar a endorfina, hormônio responsável pelo prazer”, conta Cynthia Boscovich, psicóloga e psicanalista (SP).

Assim, a delícia é capaz de aumentar a sensação de prazer, bem-estar e ainda… Viciar! “Justamente pelo chocolate liberar a produção do nesutrotransmissor é que é possível viciar em chocolate. A serotonina estimula o cérebro e assim, pode causar aquela sensação de ‘quero mais’”, afirma.

Por isso, atenção! De acordo com Ingrid Bigotto, nutricionista da clinica OligoFlora (SP), o ideal é ingerir até 25 g de chocolate amargo, ou meio amargo, por dia. E nada de exageros, pois o chocolate é extremamente calórico.

Benefícios do chocolate

Cada 100 g de chocolate contêm 600 mg de feniletilamina (PEA), um estimulante parecido a dopamina e a epinefrina, substâncias naturalmente produzidas pelo organismo que também são responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.

“Além disso, o cacau (principal componente do chocolate) contém flavonoides, grupos metabólicos que podem melhorar a saúde cardiovascular, incluindo a redução de danos ao endotélio vascular (controle do fluxo sanguíneo) promovidos pela oxidação do colesterol LDL, assim como a redução da tendência à agregação plaquetária”, informa a nutricionista.

E para as chocólatras de plantão, uma boa notícia: chocolate ajuda a emagrecer. Um estudo realizado em março de 2012, na Universidade da Califórina em San Diego, nos Estados Unidos, entrevistou 1.081 pessoas de 20 a 85 anos analisando a ingestão de calorias e o Índice de Massa Corporal (IMC) de cada voluntário. Ao longo do estudo, pode-se se destacar que o doce favorece a pressão sanguínea e nível do colesterol, além de diminuir os valores do IMC.

O chocolate também pode ser bom para a pele. “O alimento é fonte de energia, vitaminas, minerais (magnésio, cobre, potássio e manganês), é protetor contra ação de radicais livres e contém substâncias antioxidantes. O cacau presente no doce possui teobromina uma substância parecida com a cafeína, estimulante do sistema nervoso central”, explica Ingrid.

Corpo a Corpo

Dani Rabelo
Jornalista do WSCOM Online, sócia e editora-chefe do Portal Mulher de Fato, cantora nas horas vagas, tagarela, observadora, carioca da gema e pessoense de coração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *