Vida e Saúde

Pesquisa sugere manter nariz quente contra resfriados

Atualizado em: 06/01/2015

nariz

O vírus qua causa o resfriado comum se dá melhor em um nariz frio, de acordo com pesquisadores americanos.
O estudo mostrou que o sistema imunológico humano fica mais fraco em temperaturas mais baixas, o que permite a disseminação do vírus.
Os pesquisadores sugeriram manter o nariz quente e evitar o ar frio enquanto se estiver resfriado.
Os rinovírus são um dos principais grupos de vírus que deixam nossos narizes escorrendo e nos fazem espirrar.
A equipe da Universidade de Yale testou o rinovírus a uma temperatura nasal de 33º C e uma temperatura corporal normal de 37° C.
“Nós sabemos há 50 anos que o vírus se reproduz com mais facilidade no nariz, mas o mecanismo nunca foi claramente definido”, disse à BBC a pesquisadora Akiko Iwasaki.
Ela disse que o sistema imunológico se tornou mais fraco em um nariz frio e deu ao vírus mais oportunidades para se reproduzir.
Duas ferramentas importantes – um conjunto de sensores que detectam a infecção e os químicos que coordenam a resposta imunológica – foram menos eficazes em temperaturas mais frias.
“Em geral, quanto menor a temperatura, mais baixa é a resposta imune inata ao vírus”, disse Iwasaki.
Temperatura
Ela disse que as descobertas poderiam ajudar a explicar por que o resfriado é mais comum nos meses de inverno.
Mas ela advertiu que isso é “muito mais complicado”.
Outros fatores, incluindo mudanças de comportamento no inverno em comparação com o verão, também podem ajudar a explicar os resfriados de inverno.
Iwasaki sugeriu algumas formas de combater um resfriado: “Você pode ficar em um clima tropical quente ou tentar impedir que a cavidade nasal seja exposta a ar muito frio.”
Jonathan Ball, professor de virologia da Universidade de Nottingham, disse que as descobertas podem explicar por que o rinovírus infecta o nariz em vez de partes mais quentes do corpo, como os pulmões.
“Nós sabemos que a temperatura das células que revestem o nariz são mais frias do que outras partes menos expostas do corpo. Isso pode explicar por que o rinovírus causa resfriados e é menos capaz de causar infecções pulmonares mais graves, como a influenza faz”

Fonte:BBC

Vida e Saúde