Vida e Saúde

Personagens para conscientizar sobre o câncer de mama

Atualizado em: 10/10/2012

outubro-rosa10

No Outubro Rosa, mês de conscientização das mulheres sobre o câncer de mama, o hospital A.C Camargo, em São Paulo, anuncia a criação da ‘Liga do Rosa’ — um grupo de quatro heroínas com superpoderes que, segundo a gerente de comunicação Danielle Lago, busca transformar as mulheres do dia a dia em porta-vozes do combate à doença.

— O hospital quer desenvolver ações para levar informações sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama para toda a população.

A ideia principal é espalhar informação de qualidade para as mulheres de todas as idades e, também, homenagear aquelas que, mesmo com a rotina agitada, reservam um tempo de sua dia para equilibrar e manter o corpo e a mente saudáveis, assim como, zelar a saúde de sua família.

Para a mastologista Dra. Maria do Socorro Maciel, diretora do Núcleo de Mastologia do hospital, a proposta é mostrar que é possível evitar os fatores de risco que levam à doença.

— Creio ser mais importante cada mãe, esposa, irmã, amiga, cuidar primeiramente da própria saúde, pois se ela não estiver bem não reunirá condições de cuidar do próximo. Nossas heroínas se previnem, realizam a mamografia e fazem a diferença na vida de outras pessoas.

A campanha, divulgada hoje (10), anuncia a Liga do Rosa nas redes sociais e no site do hospital. De acordo com Danielle, espera-se que os usuários se identifiquem com uma das personagens e, assim, possam compartilhar o perfil nas redes sociais para que a informação seja disseminada o máximo possível.

— Além do Facebook, o usuário vai poder compartilhar a Liga do Rosa no Twitter, Flickr, Orkut e no YouTube.

Espera-se que a campanha atinja o maior número de internautas (homens e mulheres) para fazer parte desta luta. No Facebook, quase 9000 usuários já curtiram a página e 4000 seguem no Twitter.

Mais além

A campanha não ficará só na internet. No dia 22 de outubro, essa ação será levada ao Conjunto Nacional, na Av. Paulista, onde as quatro personagens da liga irão abordar homens e mulheres que passarem pelo local para convidá-los a participar da campanha compartilhando no Facebook.

Logo em seguida, cada um irá receber um material informativo sobre o câncer de mama com dicas de prevenção, a importância dos exames anuais de mamografia, os fatores de risco, entre outros itens.

Com qual personagem você se identifica?

Conheça as estrelas da Liga do Rosa e veja qual perfil você compartilharia:

Super Profissional

Esta super heroína representa o perfil contemporâneo de mulheres que se destacam em todas as áreas do mercado de trabalho por seu dinamismo, versatilidade e criatividade. Por mais intensa que seja sua vida, a Super Profissional não negligencia os hábitos saudáveis e dedica momentos de sua vida para conhecer o próprio corpo e realizar exames como a mamografia.

Super Esportista

Uma homenagem às mulheres que colocam o corpo em movimento. A OMS (Organização Mundial de Saúde) afirma que 25% dos casos de câncer de mama poderiam ser evitados com 30 minutos diários de atividade física. Há estudos que reforçam também a hipótese de que os exercícios aumentam as chances de cura de quem teve câncer.

Super Mãe

Além de zelar por sua saúde, a Super Mãe se dedica a cuidar do bem-estar de seus filhos e marido. Ela não se esquece de visitar o médico com regularidade e agenda também as consultas para todos que com ela vivem. Quando o assunto é prevenção, é a primeira a cultivar os hábitos de vida saudáveis dentro de casa.

Super Conectada

Consciente da importância da prevenção e do diagnóstico precoce para o contexto do combate ao câncer de mama, a heroína Super Conectada ao mundo da web representa cada mulher que está sempre bem informada sobre a doença e difunde seus conhecimentos sobre prevenção e diagnóstico precoce para sua rede de amigos nas mídias sociais.

R7

Vida e Saúde