Vida e Saúde

Pedalar reduz a pressão arterial e as taxas de colesterol

Atualizado em: 13/05/2015

pedalar

Além de ser um entretenimento conhecido pelas pessoas desde a infância, a prática do ciclismo traz benefícios notórios a saúde. Esta atividade física age preventivamente no surgimento de doenças graves, tais como infarto agudo do miocárdio, diabetes e depressão.

 

“Pedalar reduz os níveis de estresse já que tonifica os vasos sanguíneos e promove a liberação de endorfina, neurotransmissor que provoca o relaxamento. Em alguns casos, pode-se chegar à sensação máxima de prazer”, esclarece o Dr. Hassan A. Yassine Neto, cirurgião torácico do Hospital e Maternidade São Luiz.

O esforço produzido durante as pedaladas eleva a frequência cardíaca, melhora a oxigenação dos pulmões e contribui para a diminuição dos níveis da pressão arterial, importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças coronarianas. Portanto, o ciclismo quando associado a uma dieta equilibrada e sem o consumo de álcool e tabagismo, auxilia também na redução das taxas de colesterol, aumentando, assim, a expectativa e a qualidade de vida.

No entanto, assim como qualquer prática esportiva, esta atividade exige uma série de cuidados para evitar o risco de lesões. É fundamental que o indivíduo faça alongamentos antes do exercício para preparar a musculatura e as articulações. Do contrário, o praticante pode lesionar o quadril, as pernas e aumentar as chances de quedas.

Pedalando com segurança

Alguns hábitos do ciclismo podem ser trazidos para o dia a dia e o especialista reforça que o alongamento deve ser feito antes e depois de qualquer atividade física. “Evita o surgimento de dores indesejadas, as quais podem durar dias para a sua resolução, alongar os músculos impede que a pessoa se sinta desestimulada a continuar os exercícios”, ressalta.

Porém, os cuidados com o corpo não são as únicas medidas necessárias para a prática correta do ciclismo. A utilização de equipamentos de segurança, uma avaliação médica prévia para detecção de doenças ou situações que possam fazer desta atividade um causador de maiores danos são de grande relevância para um resultado final positivo à saúde de qualquer pessoa.

 

Fonte: Da Redação com Terra

Vida e Saúde