Paraíba promove rodas de conversa entre mulheres que vivem com HIV

I Semana da Francofonia celebra cultura francesa com cinema, moda e gastronomia
23 de março de 2012
Seminário capacita delegacias da mulher no enfrentamento à violência
28 de março de 2012

Paraíba promove rodas de conversa entre mulheres que vivem com HIV

Nesta segunda-feira (26), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência de DST/Aids e Hepatites Virais, re

Nesta segunda-feira (26), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência de DST/Aids e Hepatites Virais, realizou, no auditório do Cefor-PB, em João Pessoa, uma roda de conversa com mulheres que vivem com o vírus HIV. O evento fez parte das ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher.

A mesma atividade foi realizada na semana passada com as profissionais do sexo. “A proposta é fortalecer esses grupos de mulheres e, a partir desses diálogos, construir ações que possam beneficiá-las em todo o Estado”, disse a gerente de DST/Aids e Hepatites Virais, Ivoneide Lucena.

Uma das participantes foi a representante estadual da ONG Cidadãs Positivas da Paraíba, Regina Bezerra, que convive com Aids há nove anos e conhece bem as necessidades das mulheres com o vírus. Qualificações, treinamentos, moradia e a habilitação de uma casa de apoio são algumas delas.

No encontro, elas foram informadas de que a SES já está se articulando com outros órgãos estaduais, a exemplo da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh) e a Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), para a realização de parcerias na busca de soluções para a moradia dessa população, além de outras necessidades. “Nos próximos meses, apresentaremos, na Comisssão Intergestora Bipartite, uma Casa de Apoio em João Pessoa, semelhante a que existe em Campina Grande”, disse Ivoneide.

Segundo Regina, as parcerias com o Estado e os municípios proporcionam vários benefícios. “Um deles é a participação em eventos regionais e nacionais, o que é muito importante para ajudar tanto as mulheres quanto os homens que vivem com o HIV”, disse Regina Bezerra.

Ainda dentro das comemorações pelo Dia da Mulher, nos dias 2 e 3 de abril, a SES e a Semdh promoverão o Seminário Estadual de Mortalidade Materna, no Hotel Caiçara, das 8h às 17h.

Secom

Denise Lemos
Diretora Executiva do Portal Mulher de Fato, CEO Up Branding Marketing Digital, CEO Startup 28Dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *