Vida e Saúde

Ortotrauma realiza coleta de sangue visando os festejos juninos

Atualizado em: 19/06/2013

doar

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Complexo Hospitalar Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma), realiza nesta quarta-feira (19) a Campanha para Doação de Sangue do Ortotrauma. O trabalho é uma parceria com o Hemocentro da Paraíba. Toda a população está convocada a participar da ação.

De acordo com a gerente de Patologia Clínica e Hemoterapia do Ortotrauma, Patrícia Gusmão, os doadores voluntários de sangue serão atendidos em uma Unidade Móvel do Hemocentro, das 8h às 17h. “O principal objetivo da atividade é melhorar o estoque de sangue para os festejos juninos”, disse.

Nesse período, segundo ela, aumenta o número de acidentes, principalmente as queimaduras (tanto em adultos quanto em crianças) pelo uso de fogos de artifício. Durante a permanência da Unidade Móvel no Ortotrauma, os doadores poderão assistir a vídeos explicativos sobre o processo de doação.

Para ser doador:
·        Ter idade entre 16 e 67 anos, 11meses e 29 dias (se for menor de 18 anos, é necessário ter autorização do responsável legal).
·        Pesar acima de 50 quilos.
·        Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas.
·        Estar alimentado, dando intervalo de duas horas após o almoço.
·        Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação.
·        Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.
·        Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia.
·        Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
·        Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.
·        Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.
·        Respeitar o intervalo entre as doações, que deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Assessoria

Vida e Saúde