Vida e Saúde

Óleo mágico: dez utilidades do azeite de oliva para a sua beleza

Atualizado em: 08/10/2014

azeite1

O azeite de oliva tem propriedades altamente hidratantes. O ingrediente é inclusive matéria prima de muitos xampus, condicionadores, máscaras, loções corporais e mais produtos. Puro, ele pode ser um grande aliado da sua beleza, servindo para hidratar o cabelo, a pele, remover a maquiagem a mais. Veja dez truques:

1. HIDRATE AS MADEIXAS
Coloque um pouco de azeite em um pote e aqueça-o no microondas por alguns segundos até ficar morno. Aplique no cabelo e no couro cabeludo e deixe-o agir por 20 minutos. Depois, lave as madeixas com xampu para remover o óleo e finalize com o condicionador. Essa preparação pré-lavagem com o azeite pode hidratar profundamente os fios e deixá-los mais macios.

2. ELIMINE O FRIZZ DO CABELO
Aplique o azeite nos fios ao invés de um produto anti-frizz. Mas use uma quantidade extremamente pequena e passe apenas no comprimento e pontas, senão seu cabelo ficará oleoso.

3. REMOVA O MAKE
Acabou o demaquilante? Sem problemas. Passe um pouco de azeite em um algodão e remova a maquiagem. Além de limpar a pele, ele também irá hidratá-la. Mas depois do procedimento, lave o rosto para não deixá-lo muito oleoso e aparecerem espinhas.

azeite2

4. AMOLEÇA AS CUTÍCULAS
O azeite é até mais eficaz do que os cremes na tarefa de amolecer as cutículas. Além disso, ele hidrata instantaneamente a pele e as unhas.

5. LIMPE OS PINCÉIS DE MAQUIAGEM
Misture o azeite com um sabão antibacteriano em um prato e passe os pincéis na solução líquida. Você começará a ver os resíduos saindo dos pincéis imediatamente. Depois de tê-los limpos, lave-os em água morna e deixe-os secar. Para conservar seus pincéis, você deve lavá-los regularmente, a cada duas ou três semanas é ideal.

6. ESFOLIE A PELE
O azeite é uma boa base para fazer um esfoliante caseiro para o rosto e para o corpo. Adicione açúcar, sal ou café ao azeite e crie uma pasta. Massageie a mistura no rosto, braços e pernas para eliminar pele morta.

7. RASPE AS PERNAS
O óleo é um ótimo substituto para o creme de barbear. Espalhe uma quantidade por toda a perna e depois use a lâmina. Por ser altamente hidratante, o produto tende a proteger a pele e deixá-la mais macia. Mas tenha cuidado para não escorrer com o óleo.

azeite3

8. ALIVIE QUEIMADURAS
Tomou sol demais e esqueceu o protetor? O azeite pode ajudá-la a amenizar as dores de queimaduras. Misture o óleo com o vinagre e passe a solução ao longo das áreas queimadas para aliviar a dor.

9. REALCE OS CÍLIOS E AS SOBRANCELHAS
Assim como seu cabelo, seus cílios e sobrancelhas também merecem atenção. Esfregue um pouco de azeite neles e você perceberá na hora que eles estão mais brilhantes e com o tom acentuado.

10. CUIDE DOS CALCANHARES
Antes de dormir, passe azeite nos calcanhares rachados ou secos, ou adicione um pouco do óleo ao seu creme hidratante para os pés. Em seguida, coloque meias para não melar tudo com o azeite. Pela manhã você já sentirá diferença: seus pés mais macios e revigorados. Você pode repetir o procedimento diariamente.

 

Fonte:MarieClaire

Vida e Saúde