Obesidade: conheça os riscos e saiba como evitar

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Obesidade: conheça os riscos e saiba como evitar

Alimentação ruimruimsaudavelAlimentação Saudável

 

A importância de uma boa alimentação está cada vez mais nas mídias e, junto com ela, as consequências que podem ocorrer, dependendo da forma como você se alimenta. E se você pensar em alimentação inadequada, a primeira associação que provavelmente lhe virá à cabeça é obesidade. Nos últimos anos a obesidade vem se tornando uma verdadeira epidemia no Brasil. Segundo os dados do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve um aumento significativo do porcentual de pessoas com excesso de peso e obesas em todas as regiões do país abrangendo todas as faixas etárias e níveis de renda. A longa duração da obesidade pode ter implicações importantes para a saúde do indivíduo, como por exemplo, o desenvolvimento de diabetes ou problemas cardíacos. Por isso, é importante ter práticas de hábitos saudáveis, com alimentação balanceada e prática de atividade física desde a infância, para auxiliar na prevenção da obesidade e perda de peso. Realizar grandes mudanças nunca é fácil, largar velhos hábitos para alguns pode ser uma tarefa complicada! O segredo está em realizar pequenas mudanças para que virem parte do seu cotidiano. Por isso preparamos algumas dicas que vão fazer toda a diferença para a saúde do seu corpo!
Escolher os alimentos corretos é importante, mas o tipo de preparação também é! Evite realizar frituras, dê preferência para as preparações cozidas, assadas ou grelhadas. Outra ótima opção é realizar o cozimento de legumes no vapor, dessa forma você consegue preservar melhor os nutrientes do alimento. O pão branco e o arroz refinado podem ser trocados pelas versões integrais, eles são fonte de vitaminas e minerais, além de conter fibras, que são grandes aliados no combate à perda de peso. Consuma pelo menos 3 porções de frutas e 3 porções de verduras e legumes no seu dia a dia. Mais derivados magros Leites, iogurtes e queijos são boas fontes de cálcio. Pesquisas vêm demonstrando que o consumo desse mineral pode auxiliar na perda de peso! Mas cuidado, prefira as versões desnatadas e queijos brancos que possuem baixo teor de gordura. Comece pelo verde Na hora de almoçar ou jantar, procure começar pela salada! Por ser rica em fibras e ter baixo valor calórico, realizar essa prática auxilia a aumentar a sensação de saciedade antes de consumir o prato principal, contribuindo para a menor ingestão calórica ao longo do dia. Chega de ansiedade, preocupação em excesso aumenta o seu estresse diário, diminuindo a qualidade de vida! Se você fica muito ansioso no seu dia a dia e acaba descontando nos alimentos, tente mudar a forma de acabar com a ansiedade. Uma boa dica é realizar atividade física! Além de evitar consumir alimentos calóricos, os exercícios ajudam a diminuir a fadiga, falta de sono e a tensão muscular.
Fonte:Taeq

Cristiani Meller
Cristiani Meller, Analista Financeira e Gerente Comercial do Portal Mulher de Fato.

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