Vida e Saúde

O que seu filho pode aprender ao cuidar de uma planta

Atualizado em: 24/09/2012

Dollar plant (crassula portulacea) leaves close up

A primavera começa neste fim de semana, e esse pode ser um bom motivo para plantar flores com seus filhos. Mas há ainda muitos outros. Ao semear uma planta, a criança experimenta pelo menos três sentidos: o tato, ao tocar diversas texturas (sementes, terra e pétalas); a visão, ao observar formas e cores; e o olfato, ao sentir perfumes e aromas.

Os números e medidas exigidos pela tarefa de preparar o vaso trabalham o raciocínio. E há ainda o interesse pela ciência – na curiosidade e observação dos fenômenos naturais – e pela preservação do meio ambiente.

Que tal colocar tudo isso em prática? O girassol, sempre voltado para o sol, é uma boa ideia, por exemplo. Ele pode chegar a três metros de altura e desabrocha uma vez por ano, geralmente na primavera e no verão, em temperaturas de 18ºC a 30ºC.

A flor pode ser plantada no jardim ou em um vaso grande ao ar livre (com o substrato e uma fina camada de areia). É só colocar três sementes em cada pequena cova, com 4 cm de profundidade.

Regue todos os dias, sem encharcar, pela manhã ou à noite. Em cerca de dez dias, a semente já estará germinando. Após 50 dias, as flores começam a abrir.

Crescer
 

Vida e Saúde