Vida e Saúde

O que é compulsão e como lidar com ela?

Atualizado em: 04/12/2013

compulsao

Compulsão é um comportamento que se torna mais forte que a própria pessoa. É uma necessidade patológica de agir sob a pressão de um vício, que se controlado, produz muita ansiedade.
É um impulso muito forte e até irresistível, que leva o indivíduo a fazer algo às vezes até indesejável, errado ou fora dos limites da razão e que se repete de maneira perseverante, objetivando evitar a angústia. Sua vontade se torna escrava.
Ela costuma trazer ansiedade, angústia, frustração, e tem um efeito negativo nas relações afetivas.

Existem várias compulsões, eis algumas:

COMPULSÃO ALIMENTAR
O ato alimentar tem função estrutural na nossa personalidade, por tratar-se primordialmente do primeiro elo entre o bebê e a mãe (o primeiro elo entre alimento e sentimento). A alimentação é um processo relacional carregado de extenso significado emocional.
A compulsão é uma alteração de comportamento. Não se procura alimento para saciar só a fome biológica, mas também a fome emocional.
O impacto emocional do comer compulsivamente e do excesso de peso sobre a vida das pessoas traz grandes sofrimentos.

COMPULSÃO PELO COMPUTADOR
Muitas pessoas se sentem incapazes de controlar o número de horas que ficam conectadas à Internet.
Quando isso acontece, o resultado é sempre uma sucessão de prejuízos que vão do desequilíbrio nas relações afetivas, problemas profissionais, tendência ao isolamento social, depressão. Esse uso compulsivo provoca a substituição do contato real pelo virtual.
Esse vício tão forte fascina muitas pessoas, porque permite que elas escondam a sua timidez, protejam-se do medo de rejeição, experimentem uma sensação de poder, expressem suas fantasias com liberdade infinita pela certeza do anonimato…

COMPULSÃO PELA ESTÉTICA
O culto ao corpo vem crescendo  assustadoramente, numa preocupação desmedida e alarmante, com mudanças drásticas na alimentação, gerando transtornos alimentares, como por exemplo, Anorexia ou Bulimia. Nas duas, há uma versão muito negativa da própria imagem.
Na Anorexia, que é uma doença perigosa e pode ser fatal, o indivíduo se acha gordo mesmo se estiver magro. É uma grave distorção corporal. Faz dietas absurdas ou simplesmente para de comer.

Na Bulimia, o sentimento de culpa por ter comido, faz com que, após as refeições, a pessoa provoque vômitos, tome laxantes ou diuréticos para purgar o que foi ingerido e não engordar.
Encontramos também o exagero de procedimentos estéticos numa preocupação às vezes doentia com rugas, celulites, estrias… e práticas repetitivas de cirurgias plásticas, lipoaspirações, silicones, botox…

COMPULSÃO PELAS DROGAS
Droga é toda substância, natural ou artificial, que introduzida no organismo , pode provocar modificações na sua estrutura ou no seu funcionamento.
Existem dois tipos fundamentais de dependência às drogas: dependência psíquica ou psicológica e dependência física ou orgânica. A droga produz tolerância no organismo, o que obriga o usuário a, progressivamente, aumentar a dose, chegando às vezes a uma dosagem letal.

Existe uma verdadeira compulsão pela droga, isto é, uma necessidade tão grande, que faz com que o indivíduo procure obtê-la por todos os meios. Surgem daí, casos de crimes de roubo, agressões, homicídios, prostituição… Se o indivíduo for abruptamente privado do uso da droga, surge a crise de abstinência ou de privação, geralmente acompanhada de calafrios, tremores, sudoreses, náuseas, vômitos, diarréia, confusão mental, alucinações, delírios,convulsões e até morte.

Existem outras formas de compulsões como: jogadores compulsivos, atletas compulsivos, compradores compulsivos…

É extremamente importante que todos tenham a consciência de que qualquer vício ou compulsão, além de ser muito difícil de ser abandonado, traz sempre muito sofrimento.

Na verdade, toda compulsão carrega no fundo, os problemas emocionais de um indivíduo, que o leva a ficar totalmente submisso e prisioneiro do vício.
É, portanto muito importante a noção de que é uma doença, que precisa ser tratada,e não simplesmente uma falta de força de vontade do usuário ou uma fraqueza, como muitos pensam.

AMOR, COMPREENSÃO, FIRMEZA, APOIO, PACIÊNCIA… SERÃO DE VITAL IMPORTÂNCIA PARA  AJUDAR A TODOS QUE QUEREM SE LIBERTAR DE ALGO TÃO SEVERO E MALÉFICO.

Fonte: Vivendo com saúde

Vida e Saúde