Vida e Saúde

Veja o que acontece com o bebê na barriga quando a mãe fuma.

Atualizado em: 03/08/2015

bebe-cigarro

Relacionado a inúmeras doenças e complicações de saúde, o cigarro pode ser ainda mais perigoso para mulheres que tomam pílula anticoncepcional e, claro, durante a gestação. Não chega a ser novidade que o tabagismo é prejudicial para os fetos, aumentando o risco de parto prematuro, problemas respiratórios e baixo peso ao nascer.

Mas um recente estudo da Universidade de Durham deixou o fato ainda mais evidente ao divulgar uma série de imagens de ultrassom de fetos de mães fumantes. Os bebês aparecem no vídeo fazendo careta e até protegendo os olhos.

A pesquisa monitorou 20 mulheres que fumavam uma média de 14 cigarros por dia e revelou através de ultrassom que os fetos de mães tabagistas tocavam seus rostos com mais frequência do que os fetos de mães que não faziam uso do cigarro.

Apesar de contar com uma amostra relativamente pequena, o estudo deixou claro o que todo nós já sabemos: além de trazer inúmeros malefícios para a mulher, o fumo causa grande impacto nos fetos dentro do útero. O vídeo com as imagens do ultrassom foi divulgado ainda para tentar motivar as mamães a pararem de fumar durante a gravidez. Confira abaixo as imagens chocantes:

Vida e Saúde