Vida e Saúde

Nostalgia pode fazer as pessoas se sentirem mais aquecidas

Atualizado em: 07/12/2012

Captura_de_Tela_2012-12-07_%C3%A0s_09.35.17

Relembrar momentos bons pode ajudar a manter as pessoas aquecidas, de acordo com estudo de pesquisadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido.

O trabalho , publicado na revista Emotion, mostra que a nostalgia pode fazer as pessoas se sentirem fisicamente mais ' quentes' e aumentar a tolerância ao frio.

"Nossa pesquisa mostrou que a nostalgia tem uma função homeostática, permitindo a simulação mental de estados anteriormente apreciados, incluindo estados de conforto corporal", afirma o pesquisador Tim Wildschut.

Wildschut e seus colegas investigaram os efeitos dos sentimentos de nostalgia em reação ao frio e à percepção de calor em cinco experimentos realizados com voluntários de universidades na China e nos Países Baixos.

Os pesquisadores pediram aos participantes que anotassem seus sentimentos nostálgicos durante 30 dias. Os resultados mostraram que os participantes se sentiram mais nostálgico em dias mais frios.

Em seguida, os pesquisadores colocaram os participantes em quartos com temperaturas fria, de 20°C; confortável, 24°C e quente 28°C, e então mediram quão nostálgico eles se sentiam. Os participantes sentiram mais nostalgia na sala fria do que nos quartos confortáveis e quentes.

O terceiro experimento, que foi realizado online, usou a música para evocar a nostalgia a fim de ver se esses sentimentos estavam ligados ao calor. Os participantes que disseram que a música trouxe sentimentos nostálgicos também tenderam a dizer que a música o fez sentir fisicamente mais aquecidos.

O quarto teste avaliou o efeito da nostalgia no calor físico, colocando os participantes em uma sala fria e instruindo-os a recordar ou um evento nostálgico ou comum de seu passado. Eles foram então convidados a adivinhar a temperatura da sala. Aqueles que lembraram um evento nostálgico perceberam a sala mais quente.

O passo cinco novamente instruiu os participantes a recordarem ou um evento nostálgico ou comum de seu passado. Eles, então, colocaram a mão em água gelada para ver quanto tempo eles poderiam suportar.

Os resultados mostraram que os voluntários que o experimentaram nostalgia ficaram com a mão na água por mais tempo.

"Nostalgia é vivenciada por praticamente todas as pessoas e sabemos que ela pode manter o conforto psicológico. Por exemplo, o devaneio nostálgico pode combater a solidão. Queríamos dar um passo adiante e avaliar se ela também pode manter o conforto fisiológico. Mais pesquisas são necessárias agora para ver se a nostalgia pode combater outras formas de desconforto físico, além de baixa temperatura", conclui Wildschut.

ISaúde

Vida e Saúde