Vida e Saúde

Mulheres são mais sedentárias que homens, diz estudo

Atualizado em: 21/05/2012

A prática de atividades físicas vem cada vez mais aumentando entre a população brasileira. Além de manter o corpo saudável, os exercícios também surtem efeitos visíveis na nossa melhoria de vida e até no convívio social. A recente pesquisa Os Pés dos Brasileiros, feita junto a 26.339 pessoas apresentou dados interessantes, que demonstram o sedentarismo das mulheres brasileiras.

Do universo pesquisado, 57,6% dos homens e apenas 38,8% das mulheres praticam algum tipo de esporte. O mais interessante é que eles possuem menos dores nos pés do que as pessoas que não praticam esporte algum. As mulheres que não praticam nenhuma atividade física, também costumam sentir mais dores que os homens na mesma situação.

Apesar dos esportistas sofrerem menos com as dores nos pés do que os não praticantes, eles ainda sentem muita dor ou dormência. Do público pesquisado, apenas 22,8% dos homens e 12,4% das mulheres que praticam exercícios, nunca tem dor nos pés ou dormência.

A pesquisa identificou o tipo de esporte ou exercício físico que foi praticado pelo respondente e foi possível identificar a porcentagem de pessoas que sentem dores nos pés ou não de acordo com o esporte.

Ao contrário do que a maioria pensa, as pessoas que praticam corrida na esteira ou ao ar livre, em geral, não sentem mais dores nos pés do que as que praticam outras atividades físicas.

O autor da pesquisa, Thomas A. Case, Ph.D., fundador da Pés Sem Dor, se coloca a disposição para prestar esclarecimentos sobre a pesquisa.

Runners

Vida e Saúde