Vida e Saúde

Mulheres que nascem prematuras podem ter complicações na gravidez

Atualizado em: 26/09/2012

???????????????????

Mulheres que nasceram de partos prematuros são mais propensas a enfrentar complicações na gravidez. É o que revela estudo de pesquisadores da University of Montreal, no Canadá.

A pesquisa sugere que aquelas que nascem antes de 37 semanas de gestação têm duas vezes mais risco de enfrentar hipertensão gestacional, diabetes gestacional e pré-eclâmpsia.

A equipe, liderada por Anne Monique Nuyt, examinou os dados de 7.405 mulheres nascidas prematuramente entre 1976 e 1995 e que tinham tido pelo menos um filho entre 1987 e 2008.

"Os resultados mostram que pouco mais de uma em cada dez gestações envolvendo complicações eram de mulheres nascidas normalmente. No entanto, esse número sobe para uma em cada cinco entre mulheres que nasceram prematuramente", observa Nuyt.

Segundo os pesquisadores, independentemente do peso ao nascer (ou seja, se muito pequeno ou normal para a idade gestacional), meninas que nasceram prematuras mostram um aumento significativo no risco de desenvolver complicações da gravidez, e que o risco aumenta quanto mais prematura a mulher nasceu.

Como a taxa de sobrevivência de bebês prematuros tem aumentado significativamente nos últimos 30 anos, a equipe acredita que é importante melhorar a compreensão dos riscos de saúde para esta porcentagem cada vez maior da população.

iSaúde

Vida e Saúde