Mulher que fez transplante de útero está grávida

O Boticário amplia linha Nativa SPA com doze fragrâncias
12 de abril de 2013
Dicas para usar os produtos termoativos para os cabelos
13 de abril de 2013

Mulher que fez transplante de útero está grávida

Uma jovem turca de 22 anos, a primeira mulher do mundo a receber um transplante de útero com êxito, está grávida, outro feito mundial, anunciaram nesta sexta-feira (12) seus médicos.

"Os testes preliminares de duas semanas são compatíveis com uma gravidez", indicou, em um comunicado, o professor Mustafa Unal, médico-chefe do hospital universitário Akdeniz en Antalya.

Os médicos conseguiram implantar com sucesso no útero de Derya Sert vários embriões fecundados in vitro a partir de seus óvulos e de espermatozoides de seu marido.

"A saúde da paciente é boa", enfatiza o comunicado de seu médico.

Nascida sem útero, a jovem se converteu, em agosto de 2011, na primeira mulher a sofrer um transplante de útero com êxito.

Este trasplante, realizado por uma equipe de médicos turcos em Antalya, deu esperanças a milhares de mulheres no mundo, onde cada uma em cada 5.000 nasce sem útero, segundo as estatísticas.

A gravidez de Derya Sert apresenta muitos riscos, mas se desenvolve de uma maneira normal, e a jovem deverá dar à luz por cesariana.

Seu útero deverá ser extraído nos meses seguintes ao nascimento para evitar complicações e risco de rejeição.

AFP

Dani Rabelo
Jornalista do WSCOM Online, sócia e editora-chefe do Portal Mulher de Fato, cantora nas horas vagas, tagarela, observadora, carioca da gema e pessoense de coração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *