Vida e Saúde

Moderação é essencial na gravidez

Atualizado em: 31/01/2015

Gravidez

 

 

Gravidez (1)

Para se manter saudável e bonita durante toda a gravidez, e suportar tantas alterações hormonais e físicas, que irão mexer nas emoções e mudar o corpo da mulher, as recomendações são cultivar bons hábitos. Isto inclui uma alimentação balanceada e exercícios físicos moderados, que garantem uma melhor qualidade de vida durante e depois da gravidez.
A partir do momento da descoberta, os cuidados com a saúde devem ser redobrados, já que a mãe precisa de hábitos saudáveis para seu benefício e do bebê. De acordo com a nutricionista do Hospital Geral da Paraíba, Paula Trigueiro, a alimentação deve ser saudável e equilibrada antes e durante a gestação, para garantir o desenvolvimento adequado do feto.
“A alimentação deve ser fracionada em seis refeições por dia, a cada 3 horas, que incluam alimentos variados e coloridos. Consumir no mínimo de 4 a 5 porções de frutas ao dia e de 3 a 4 porções de legumes e vegetais. Além disso, deve ser ingerido no mínimo 2 litros de água por dia”, orienta a especialista.
A gestação passa por diferentes períodos e não é necessário uma dieta específica para cada fase, mas existe uma necessidade maior de alguns nutrientes em determinados momentos, como explica a nutricionista. “No primeiro trimestre a ingestão de ferro, ácido fólico e líquidos são de extrema importância. Já no segundo e terceiro trimestre é preciso aumentar as necessidades energéticas, o qual costuma ser em torno de 300 kcal, porém esse aumento é individual e depende do ganho de peso de cada gestante e estado nutricional pré-gestacional”.
Além da alimentação, o ganho de peso ideal da gestante é amplamente debatido e analisado. Segundo Paula Trigueiro, engordar apenas um quilo por mês é mito e o ganho de peso depende do estado nutricional antes da gravidez.
“Uma gestante com IMC menor ou igual 18,5 kg/m² (baixo peso) deve ter um ganho em torno de 12,5 e 18kg, já a grávida com IMC eutrófico (normal) deve aumentar de 11 e 16kg. Uma gestante com IMC pré-gestacional de sobrepeso deve ganhar de 7 – 11,5kg e com IMC de obesidade, o ganho deve ser de 5 – 9kg durante toda gestação”, explica a nutricionista do Hospital Geral da Paraíba.

fONTE: Pauta Assessoria de Comunicação-Melissa Paulino

Vida e Saúde