Vida e Saúde

Micropuntura para acne: o que é e quanto custa a técnica para “apagar” marcas

Atualizado em: 16/04/2015

micropuntura-marcas-acne_0

Muitas técnicas prometem apagar as incômodas marcas da acne. Uma delas é a micropuntura. O procedimento, que utiliza uma agulha fina, já traz resultados visíveis logo na primeira sessão, garante a dermopigmentadora paramédica Vanessa Silveira, da VS Clínica de Micropigmentação.

 

O que é?

A técnica é feita com o dermógrafo, mesmo aparelho utilizado na dermopigmentação de sobrancelhas. No formato de uma espécie de “caneta”, ele possui uma agulha bem fina na ponta. “Com a agulha, aplicamos ácido lático na pele da região afetada”, explica Vanessa.

A micropuntura também é usada para minimizar estrias e linhas de expressão.

Funciona?

 

De acordo com a dermopigmentadora, as melhoras são visíveis logo depois da primeira sessão. As marcas de acne ficam bem menos aparentes e a pele melhora como um todo. ““Fica mais remoçada, com mais viço, mais leve. Com textura suave e aveludada. E sem as marcas ‘esburacadas’ características da acne”, diz Vanessa.

Como é feito

 

A agulha é aplicada sobre as cicatrizes. A ação do dermógrafo, que funciona a partir de um “motorzinho”, provoca uma lesão na derme, camada superficial da pele, formando uma casquinha. Com a ajuda do ácido lático, a pele danificada vai sendo substituída, se renovando e se reconstruindo a partir da ativação de uma maior produção de colágeno e de elastina.

Quantas sessões são necessárias?

 

Depende da gravidade das lesões. Nos casos mais críticos, são feitas até oito sessões, com intervalos de 15 a 30 dias entre cada uma. Vanessa esclarece que é preciso respeitar o tempo de cicatrização da pele de cada paciente. Cada sessão dura uma hora.

Quanto tempo dura o resultado?

 

Vanessa diz que, no caso da micropuntura para tratamento de cicatrizes deixadas pela acne, o tratamento é definitivo e, uma vez que os resultados desejados forem alcançados, não há necessidade de manutenção do procedimento.

Micropuntura dói?

Segundo a profissional, a dor é leve, parecida com pequenas agulhadas ou “choquinhos”. De qualquer forma, uma pomada anestésica a base de lidocaína é aplicada na pele antes de começar o tratamento, para diminuir o desconforto.

Cuidados após o procedimento

 

Vanessa prescreve uma pomada cicatrizante para acelerar a recuperação. As casquinhas, assim, caem entre quatro e sete dias depois do procedimento, mas, enquanto elas estiverem na sua pele, o cuidado deve ser redobrado – caso contrário, você pode acabar manchada. Protetor solar todos os dias é obrigatório, e a maquiagem pode ser usada normalmente depois que as casquinhas saírem. Não puxe, é preciso deixar que elas caiam naturalmente.

Vanessa recomenda não frequentar piscina ou praia na primeira semana após a sessão, além de não tomar sol nos 30 dias seguintes.

Quem pode fazer?

 

Vanessa diz não haver contraindicações para a micropuntura, mas alerta: “O tratamento não é para acne, somente para as marcas da acne. Ele não vai tirar espinhas, para isso, não adianta nada. A micropuntura melhorar o aspecto da pele que já sofreu com o problema”.

Quanto custa?

Por volta de R$ 380.

Fonte: Bolsa de Mulher

Vida e Saúde