Vida e Saúde

McDonald’s anuncia parceria para promover estilo de vida balanceado

Atualizado em: 07/10/2013

new_salad

O McDonald’s anunciou, em conjunto com a Alliance for a Healthier Generation, da Clinton Foundation and American Heart Association, o compromisso de promover alimentos e bebidas com equilíbrio nutricional em suas peças publicitárias com o objetivo de ajudar as famílias e crianças a fazerem escolhas alimentares baseadas em informação e manterem um estilo de vida balanceada.

A empresa trabalhou com a Alliance for a Healthier Generation para desenvolver um plano incluindo os 20 maiores mercados da cadeia de restaurantes, que representam mais de 85% de suas vendas globais, incluído o Brasil. Assim, implementarão o projeto: Argentina, Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, China (incluindo o mercado de Hong Kong), França, Alemanha, Itália, Japão, Holanda, Polônia, Rússia, Espanha, Suécia, Suíça, Taiwan, Reino Unido e Estados Unidos.

A execução do compromisso será auditada por organizações independentes, que verificarão, por exemplo, a abrangência da alteração de 50% das peças em até três anos e 100% dos 20 mercados envolvidos até 2020.

Pelo compromisso, o McDonald’s  vai fornecer aos clientes a escolha de uma salada de frutas ou vegetais, como um substituto para McFritas. No Brasil, desde 2011, o consumidor pode escolher uma Salada na McOferta, como opção de acompanhamento, com cinco tipos de folhas – chicória, radicchio, escarola e alfaces americana e romana – e tomates caprese.

Também serão promovidas por meio do McLanche Feliz comunicações que incentivam o consumo de frutas, vegetais, água, entre outras opções para crianças, assim como dicas nutricionais e de bem-estar de forma lúdica e divertida. As peças publicitárias do McLanche Feliz, entre elas os menu boards, incluirão apenas bebidas Del Valle ou água.

Evolução

Em 2011, o McDonald’s realizou um anúncio global sobre inovações nutricionais. No Brasil, desde outubro de 2011,  o McLanche Feliz passou a ter mais vitaminas e minerais e menos sódio, açúcar e calorias. Para aprimorar ainda mais o perfil nutricional da combinação, um quarto item foi adicionado: uma porção de maçã em pedaços como sobremesa. Além disso, passou a ser oferecida a  McFritas Kids, com apenas 100 calorias. Desta forma, todas as possíveis combinações de quatro itens (Hamburger, Cheeseburger ou McNuggets + McFritas ou Cenouritas + bebida + frutas) apresentam até 600 calorias, o que equivale a menos de um terço da recomendação de ingestão diária proposta pela Organização Mundial de Saúde para crianças de 6 a 10 anos.

A quantidade de sódio também foi reduzida, 10% em média, nos pães, McNuggets, queijo e ketchup, diminuindo assim o teor desse componente nas três opções de produto principal do McLanche Feliz: Hamburger, Cheeseburger e McNuggets.

Na mesma linha de inovações, a quantidade de açúcar adicionado nas bebidas à base de frutas foi diminuída em quase 40%, passando a ter um limite de 5g por 100 ml.

Introduzir aprimoramentos constantes no cardápio não é novidade para o McDonald’s. Faz parte do compromisso da empresa oferecer opções para uma dieta nutritiva. Entre as principais inovações, destacam-se as saladas, introduzidas em 2002; o iogurte com cereais, em 2005; a variedade de combinações do McLanche Feliz, a partir de 2006, e a eliminação de gordura trans no processo de elaboração dos produtos, em 2007. Em 2012, os menu boards dos restaurantes brasileiros passaram a informar as calorias dos produtos.

Fonte: Assessoria

Vida e Saúde