Vida e Saúde

Mantenha os fios no lugar: veja como evitar a queda de cabelo

Atualizado em: 13/09/2012

queda_cabelo_por_FreeDigitalPhotos

A queda de cabelo é um dos assuntos que mais preocupa homens e mulheres. As entradas e os fios fininhos são os principais sinais de que alguma coisa está errada com o organismo. Mas, não se preocupe, o problema tem solução.

Segundo a dermatologista Carla Albuquerque, a queda de cabelo pode ser causada por diferentes fatores. “Os problemas mais comuns são: distúrbios hormonais, estresse emocional, anemia, baixo nível de ferro baixo no sangue, falta de vitaminas, alterações na tireóide e químicas, como alisamentos e tinturas, por exemplo. Não podemos esquecer a “alopecia androgenética”, uma queda de cabelos determinada geneticamente, que pode ocorrer tanto em homens (com maior frequência) quanto em mulheres”, explica.

É importante procurar um especialista para descobrir o problema e direcionar o tratamento de maneira específica. De nada adianta investir em shampoos e loções anti-queda se a causa é uma anemia, por exemplo. Cada caso é um caso e dever ser e avaliado cuidadosamente pelo dermatologista.

“O ideal é evitar receitas caseiras e conselhos de “curiosos” e procurar um especialista para uma avaliação detalhada, com exame clínico e exames laboratoriais. Uma vez diagnosticada a causa da queda, podemos tratá-la de maneira mais específica e efetiva”, finaliza Carla Albuquerque.

Confira algumas dicas:

– Prefira alimentos com:

Beta-caroteno (encontrado nos vegetais alaranjados como a cenoura, e também em folhas de cor verde-intensa como a rúcula e o agrião)

Vitamina A (encontrada no bife de fígado, gema de ovo, leite e derivados)

Vitamina B (carnes magras, cereais integrais, legumes, grãos e nozes)

Zinco (ostras, fígado, leite e farelo de trigo) Aminoácidos e ferro (carnes vermelhas)

Confira outras dicas:

– Evite químicas, como escovas progressivas, alisamentos e tinturas
– Evite mega-hair
– Não tracionar demais os cabelos durante a secagem/escova
– Hidrate os fios uma a duas vezes por semana
– Evite banhos quentes e demorados
– Procure manter uma distância de pelo menos 15 cm entre o secador e os fios de cabelos
– Evite temperaturas muito altas quando usar o secador

Da redação, com informações de Cristiana Arcangeli

Vida e Saúde