Vida e Saúde

Manteiga ghee é truque saudável de Camila Coutinho. Aprenda a fazer

Atualizado em: 22/04/2015

camila-coutinho-1

A blogueira Camila Coutinho esteve na 39ª edição do São Paulo Fashion Week e contou  que não é muito dada a dietas, mas um truque ela não dispensa para manter-se saudável: a manteiga ghee. Já ouviu falar desse alimento? Explicamos tudo a seguir.

 

Manteiga ghee: o que é? 

A nutricionista funcional Andrezza Botelho explica que a manteiga ghee passa por uma clarificação. “É usada na cultura indiana e, principalmente, na medicina Ayurvédica como um alimento curativo e rejuvenescedor”. A matéria-prima da manteiga ghee é o leite de vaca, que passa por um processo de retirada das impurezas e resíduos sólidos. São eliminados inclusive resquícios de lactose, ficando apenas o óleo.

Emagrece?

A nutricionista explica que o processo torna a manteiga mais saudável, mas que não a deixa menos gordurosa. “Não é um alimento necessariamente indicado para quem está de dieta. Contudo, quem consome a manteiga normal pode encontrar na ghee uma opção muito mais pura e menos prejudicial à saúde”, explica. Andrezza também alerta para consumir manteiga ghee de forma moderada para não aumentar os níveis de colesterol.

Intolerância à lactose 

Para quem tem intolerância à lactose, a manteiga ghee pode ser uma opção, mas tudo vai depender do nível de intolerância, pois a eliminação pode não ser completa. “Por isso, pessoas alérgicas à proteína do leite ou intolerantes só devem apostar na ghee com orientação médica”, alerta a especialista.

Como fazer 

Coloque a quantidade desejada de manteiga sem sal em uma panela e leve ao fogo médio até derreter. Após alguns segundos, a manteiga terá se tornado um líquido e formará uma espuma branca. Com uma escumadeira, vá retirando toda essa espuma. Quando não houver mais espuma e o líquido estiver totalmente transparente e amarelo, está pronto. Tire do fogo. Caso ainda tenha algum resíduo, coe depois de fria e coloque em um vidro.

Como conservar

Mantenha a manteiga ghee em um pote de vidro na geladeira ou em temperatura ambiente. Caso fique no refrigerador, a validade é de três dias, em temperatura ambiente, a validade cai pela metade.

Fonte: Da Redação com Bolsa de Mulher

Vida e Saúde