Vida e Saúde

Mamografia: importante aliada da saúde vascular da mulher

Atualizado em: 26/01/2017

mamografia-saude-vascular-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-campinas-768x457

A aterosclerose (acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos) é a principal causa de morte no mundo atualmente, tanto para homens, quanto para mulheres. Porém, nos últimos anos houve um considerável crescimento de incidência na parcela feminina da sociedade, podendo ser prevenida pela mamografia.

Um estudo recente, divulgado no North American Menopause Society Annual Meeting e realizado com quase duas mil mulheres ao longo de 10 anos, mostrou que as voluntárias que apresentaram calcificação arterial no exame de mamografia, em uma ou em ambas as mamas, tinham um risco três vezes maior de desenvolver aterosclerose e eventos cardiovasculares (infarto e derrame, por exemplo) do que as demais mulheres.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas e em São Paulo, explica que a detecção das calcificações nas artérias (vasos que levam sangue para as mamas) só é possível graças à melhora na qualidade dos exames de mamografia. Ele também explica que, além de aumentar o risco de doenças cardiovasculares, as calcificações arteriais também elevam as chances do desenvolvimento de diabetes, hipertensão arterial, colesterol elevado e menopausa.

“Graças a esse grande estudo poderemos identificar mulheres com um fator de risco, antes desconhecido e ignorado. Com isso, conseguimos começar a tratá-las de forma mais eficiente, antes de virem a desenvolver sintomas da doença”, ressalta.

Fonte: O Cirurgião Vascular

Vida e Saúde