Vida e Saúde

Livre-se da sensação de inchaço após exageros alimentares

Atualizado em: 23/02/2015

abdomem

Após um período de festas e comemorações, normalmente há um exagero na alimentação e, posteriormente, vem aquela sensação de inchaço e ressaca. Você deve se perguntar o que fazer para melhorar esse desconforto ocasionado pela comida e bebida.
A nutricionista do Hapvida, Tanara Ferreira, orienta que para aliviar a sensação de inchaço, você deve consumir alimentos diuréticos, que contêm o mineral potássio, encontrado nas frutas e verduras.
“São eles: melancia, melão, abacaxi, morango, cenoura, salsão, pepino, tomate, broto de feijão e beterraba. Quando estes alimentos são associados à ingestão de bastante água ou chás, o efeito é ainda maior”, indica.
A prática de exercícios físicos é outra estratégia utilizada para ajudar na diminuição do inchaço.

Comida e bebida

Quem pensa que somente a bebida causa ressaca ou indisposição, está enganado. Ainda de acordo com a nutricionista, os alimentos ricos em sódio, como sal, enlatados, congelados, queijos amarelos e embutidos – salame, mortadela e presunto – causam retenção de líquidos, que é caracterizado pelo inchaço.
“Para evitar esse desconforto, é preciso evitar o consumo excessivo de álcool. A combinação de sódio mais álcool causa retenção de líquidos”, aconselha.
A especialista ainda alerta para o consumo excessivo de alimentos gordurosos, como as carnes vermelhas e as frituras. “São alimentos mais difíceis para serem digeridos pelo organismo e podem causar sensação de desconforto e mal-estar devido a má digestão”, aponta.

 

Fonte: Melissa Paulino-Pauta Assessoria de Comunicação

Vida e Saúde