Vida e Saúde

Linhaça impede o crescimento do câncer de mama

Atualizado em: 24/10/2012

outubro_rosa_201112

 Estudos da Universidade de Toronto, no Canadá, comprovam que a linhaça tem o poder de impedir o crescimento de tumores de mama. Antes, um de seus maiores benefícios era na menopausa.

Por ser rica em ácidos graxos e ômega-3, o grão alivia os sintomas nesta fase. De acordo com o estudo canadense, a semente tem o poder de diminuir o risco de tumores no cólon e na próstata. Mas para que seus benefícios façam efeito, é preciso saber consumi-la.

A linhaça carrega compostos que interferem na absorção de nutrientes. Uma forma de evitar isso é aquecendo a semente antes de seu consumo. O calor diminui a atividade de algumas proteínas que poderiam atrapalhar o aproveitamento dos sais minerais.

Como sua casca é bastante resistente, outra sugestão é batê-la no liquidificador. Uma vez destruídas, as substâncias saudáveis contidas na linhaça penetrem mais rapidamente na corrente sanguínea.

No entanto, uma vez triturada, a linhaça precisa ser consumida imediatamente para evitar que o contato com o ar oxide e destrua suas propriedades.

Estadão

Vida e Saúde