Vida e Saúde

Jovem retira os seios após mãe e avó morrerem de câncer de mama

Atualizado em: 02/12/2012

seios02

A britânica Fiona Luscombe, de 23 anos, era saudável quando resolveu remover os dois seios. Após perder a mãe e a avó, vítimas de câncer de mama, a jovem descobriu que tinha o gene hereditário BRCA2 para desenvolver a doença e decidiu fazer a operação. As informações são do Daily Mail.

Em conversa com o médico, ela descobriu que não poderia ser diagnosticada antes dos 30 anos. "Eu simplesmente não podia esperar tanto tempo”, disse.

Fiona descobriu que tinha o gene da mãe Brenda e da avó Frank em outubro de 2011, um ano depois que sua irmã Jenny, de 26, constatou que não poderia desenvolver a doença por fatores hereditários.

Mas em vez de esperar para ser diagnosticada sete anos depois, ela decidiu retirar os seios como precaução. A cirurgia foi feita no Michael’s Hospital, em Cornwall.

Fiona tinha três anos quando a mãe foi diagnosticada com câncer de mama. Ela se recuperou da doença, mas o problema reapareceu 13 anos depois atingindo fígado e ossos. Brenda morreu aos 48 anos, em agosto de 2007. Já a avó de Fiona descobriu o câncer de mama aos 70 anos e morreu aos 86. 

Terra

Vida e Saúde