Vida e Saúde

Hoje a terça-feira, 10, termina em pizza

Atualizado em: 10/07/2012

Nesta terça-feira, 10, comemora-se o Dia da Pizza. Data para lembrar o quanto é gostoso comer aquele disco de massa, assado no forno (gás ou a lenha), coberta com molho de tomate, muito queijo e outros ingredientes que a sua imaginação e o seu paladar preferirem.

Enquanto para alguns os inventores da pizza foram os italianos, historiadores acreditam que os primeiros a misturar farinha é água (ingredientes básicos para a preparação da massa) foram os egípcios, porém, outra vertente coloca os gregos na briga. Eles faziam uma massa a base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. Posteriormente, a novidade foi parar na Etrúria, na Itália.

No início de sua existência, somente as ervas regionais e o azeite de oliva eram os ingredientes típicos da pizza, comuns no cotidiano da região. Os italianos foram os que acrescentaram o tomate, descoberto na América e levado a Europa pelos conquistadores espanhóis. Porém, nessa época a pizza ainda não tinha a sua forma característica, redonda, como a conhecemos hoje, mas sim dobrada ao meio, feito um sanduíche ou um calzone.

A pizza era um alimento de pessoas humildes do sul da Itália, quando, próximo do início do primeiro milênio, surge o termo “picea”, na cidade de Nápoles, considerada o berço da pizza. “Picea”, indicava um disco de massa assada com ingredientes por cima. Servida com ingredientes baratos, por ambulantes, a receita objetivava “matar a fome” principalmente da parte mais pobre da população. Normalmente a massa de pão recebia como sua cobertura toucinho, peixes fritos e queijo.

Regionalismo

Assim como outras receitas, ao chegar no Brasil a pizza passou a contar com coberturas distantes das suas origens, ganhando um paladar específico de cada região do país.

No caso do Nordeste, a maioria dos estabelecimentos especializados nesta iguaria traz receitas que incluem camarão, caranguejo, peixe, carne de sol, carne de charque, além das doces, que podem ser feitas com rapadura ou doces típicos da região.

Água na boca

Que tal aproveitar a data para comer uma deliciosa pizza? Para facilitar, você pode comprar a massa pronta em padarias ou supermercados e escolher o seu próprio recheio. Veja as nossas dicas e aproveite!

Pizza Portuguesa
– mussarela ralada grossa
– presunto cozido fatiado
– azeitonas pretas
– ovos cozidos
– tomate
– cebola em rodelas
– orégano
– azeite
– molho de tomate

Pizza Muitos Queijos
– molho de tomate
– queijo mussarela
– queijo provolone ralado
– queijo catupiry
– queijo gorgonzola esfarelado
– queijo parmesão ralado

 

Pizza de Chocolate Especial
– chocolate ao leite de 180 g
– coco ralado
– cereja em calda
– doce de leite
– queijo mussarela

Fonte: da Redação

Vida e Saúde