Vida e Saúde

Higiene bucal mesmo sem os dentinhos

Atualizado em: 14/10/2013

dentes-04

Engana-se a mamãe que acha que só deve se preocupar com a limpeza da boca e dos dentes do bebê só depois que os dentinhos surgem ou a que acha que dentes de leite não precisam de cuidados, pois têm vida curta. Os dentes de leite são, sim, importantes e merecem todo o cuidado, pois são eles que direcionam o nascimento dos dentes permanentes, que abrem os espaços para a dentição posterior e os responsáveis pela boa mastigação e pela a fala.

Os primeiros dentes costumam nascer por volta do sexto mês de vida, mas a limpeza da boca deve começar antes. “É importante limpar a gengiva com uma gaze ou fralda umedecida. Com o surgimento do primeiro dente deve-se usar dedeiras específicas e pastas dentais sem flúor”, explica a dentista do Hapvida, Rízia Souza.

Ainda segundo a especialista, a higiene deve ser feita ao menos uma vez ao dia, principalmente à noite para ser evitada a famosa “cárie de mamadeira”, que acontece pelo consumo de mamadeira noturna sem higienização posterior. A cárie de mamadeira acomete cerca de 60% das crianças de até três anos de idade e pode ser evitada com uma boa higienização.

Escovação

A escovação deve ser diária e feita de uma maneira que torne o hábito prazeroso. “Mesmo os dentes sendo decíduos (de leite), é importante utilizar o fio dental para remover a placa das paredes laterais e também para estimular o uso rotineiro. Até a criança aprender a cuspir será preciso usar pasta dental sem flúor. Depois desse período será necessário utilizar cremes dentais infantis”, explica Souza.

A especialista esclarece também que o causa a cárie é o alimento em contato com o dente. “Quando ele não existe uma boa higiene bucal, a placa bacteriana permanecerá no dente causando cárie e outros problemas. Portanto, mais importante do que controlar o que a criança come é fazer uma boa escovação após o consumo dos alimentos”, diz.

Dicas

– Nos primeiros meses, é preciso limpar a gengiva do bebê com uma gaze ou fralda umedecida.

– Caso a criança se alimente à noite, a mamãe deve fazer a higienização da boca da criança mesmo que esta esteja dormindo.

– Com o surgimento do primeiro dente, utilize dedeiras específicas e pastas dentais sem flúor.

– Até a criança aprender a cuspir, a pasta dental precisa ser sem flúor.

– Mesmo com poucos dentinhos, é preciso usar o fio dental para remover as placas laterais.

Assessoria

Vida e Saúde