Vida e Saúde

Hemocentro incentiva doação feminina com programação alusiva ao Dia das Mães

Atualizado em: 11/05/2012

Com o tema “O Dia das Mães está chegando! Mulher, expresse seu amor doando sangue”, o Hemocentro de João Pessoa realizará nesta sexta-feira (11) uma programação especial alusiva ao Dia das Mães. O objetivo é conseguir uma média de 130 doações de sangue do sexo feminino durante o dia.

A diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, informou que a programação começa às 9h com uma palestra sobre a importância do ato de doar sangue. As mulheres também vão participar de atividades físicas, a exemplo de ginástica laboral, e receberão camisetas alusivas à data.

De acordo com Sandra Sobreira, com mais essa atividade alusiva à mulher o Hemocentro da Paraíba pretende aumentar o número de doadores do sexo feminino. De acordo com as estatísticas, de cada 100 doações, apenas 30 são mulheres. “Não existe preconceito e todos podem doar, tanto o homem quanto a mulher”, enfatizou a diretora.

Ela explicou que as únicas restrições que diferenciam a doação masculina da feminina é que o homem pode doar de três em três meses, não ultrapassando as quatro doações anuais, enquanto que a mulher pode doar a cada quatro meses, desde que não faça mais do que três doações durante o ano. “A mulher só não pode doar se estiver amamentando ou grávida. Se for tomar vacina contra a H1N1, é melhor fazer a doação antes, mas se já estiver imunizada ela só poderá doar sangue após 48 horas”, esclareceu.

Doador fidelizado – Durante a campanha em alusão ao Dia das Mães, o Hemocentro vai fazer o lançamento oficial do Passaporte do Doador Fidelizado. Sandra Sobreira explicou que a primeira carteira na cor azul contém 33 doações. Preenchida essa carteira, o doador recebe a prata e consequentemente a ouro. “Com isso nós queremos estimular e aumentar o nosso número de doadores fidelizados e, assim, conseguir manter o nosso estoque de sangue”, destacou.

Secom

Vida e Saúde