Vida e Saúde

Gravidez: conheça os principais mitos e verdades

Atualizado em: 07/03/2013

???????????????????

O formato da barriga revela o sexo do bebê?

Reza a lenda que quando a mulher fica com a barriga mais pontuda significa que ela vai ter um menino. Mas quando fica mais arredondada é uma menina. Descobrir o sexo do bebê pelo formato do abdome seria interessante, mas é mito. No entanto, mulheres que vão ter uma menina, têm seios maiores durante a gravidez (8 cm a mais) em comparação àquelas que terão um menino (6,3 cm a mais). Isso acontece porque fetos masculinos produzem mais testosterona e exigem mais energia gasta pela mãe. Tais condições podem suprimir o crescimento da mama.

Enjoo matinal é um sinal de gravidez saudável?

Uma das coisas mais incomômodas durante a gravidez é o enjoo matinal. Mas, segundo o livro de Jena ("Do Chocolate Lovers Have Sweeter Babies?: The Surprising Science of Pregnancy"), vomitar é uma forma de proteger o feto de toxinas (bactérias e fungos) que podem conter em alimentos ingeridos pela mãe. Essa teoria é a que melhor explica porque 75% das mulheres sentem náuseas no primeiro trimestre da gestação.

Homens com irmãos tendem a ter filhos?

Essa é outra dúvida questionada no livro, segundo o site do jornal "Daily Mail". A resposta, segundo a jornalista, é sim e foi comprovada em uma análise feita em 927 árvores genealógicas. Do par de cromossomos que o feto recebe, um vem do lado da mãe e outro, do pai. A mulher passa o cromossomo X, enquanto o homem pode passar tanto o cromossomo X quanto o Y, fazendo com que ele determine se o bebê será um menino (XY) ou uma menina (XX).

Amantes de chocolates têm bebês mais tranquilos?

De acordo com um estudo realizado na Finlândia, mulheres que comem chocolate durante a gravidez contribuem para o desenvolvimento do feto. Isso ocorre porque ao ingerir o chocolate, a endorfina é liberada no cérebro e, com isso, há uma redução da produção de hormônios do estresse, deixando o bebê menos 'temperamental'.

A cor dos olhos dos bebês muda de cor?

Segundo Jena, os olhos dos bebês mudam, sim, de cor. Algumas crianças, por exemplo, nascem com olhos azuis, mas poucas mantêm a mesma cor. A razão disso é o baixo nível de melanina na íris dos olhos, condição que acomete especialmente os bebês de ascendência branca.

Por que você pensa que seu bebê é perfeito?

Muitas mães se encantam com o bebê só de vê-lo pela ultrassonografia. Isso foi comprovado em um estudo publicado na revista "Pediatrics". Neurocientistas monitoraram o cérebro de futuras mães no momento do exame ou, até mesmo, vendo a foto de um bebê desconhecido. A imagem da criança evoca atividades nos centros de recompensa do cérebro, causando uma agitação na área associada ao apego.

R7 (© Madja | Dreamstime da Fotos & Imagens de Stock Grátis)

Vida e Saúde