Vida e Saúde

Farinhas do bem: conheça as substitutas da farinha branca que são bem-vindas na dieta

Atualizado em: 09/05/2014

farinha

farinhas

Doces e massas costumam ser as primeiras delícias cortadas do cardápio quando o objetivo é perder peso. Mas, desde que não sejam preparados com farinha branca, esses alimentos são bem-vindos para incrementar uma dieta com calorias controladas. As chamadas farinhas funcionais, extraídas das cascas de frutas e de grãos e cereais triturados, ganharam força entre os adeptos da culinária saudável e não foi à toa: regulam o intestino, reforçam a imunidade, ajudama prevenir o câncer e doenças cardiovasculares e têm pouco carboidrato. “Podem ser consumidas com iogurtes, sucos, frutas e nas receitas de cookies, muffins e cupcakes”, diz a nutricionista Alessandra Paula Nunes, de São Paulo. Listamos as mais eficientes e seus principais benefícios.

FEIJÃO BRANCO

farinha de feijão branco
Contém faseolamina, substância que reduz a absorção dos carboidratos. Auxilia na perda de peso e promove uma redução dos picos glicêmicos, sendo uma ótima aliada no controle do diabetes.
BANANA VERDE

farinha banana

Fonte de amido resistente, um carboidrato que é digerido apenas no intestino delgado e, por isso, não é convertido em açúcar. Esse ingrediente ajuda a controlar a fome, prolongar a sensação de saciedade e fortalecer o sistema imunológico.

COCO

farinha de coco
Tema menor quantidade de carboidrato (0,5g por colher de sopa). Também reduz os níveis de colesterol ruim, previne o diabetes e infecções virais, como a gripe.

AMORA

farinha de amora
Reduz os sintomas da TPM e da menopausa, diminui o colesterol, promove saciedade e diminui a absorção de gorduras.

LARANJA-AMARGA

farinha de laranja amarga
A casca da fruta possui uma substância chamada sinefrina, que ajuda na queima de gordura corporal. Garante a saciedade e também acelera o metabolismo.

ARROZ

farinha de arroz
Não tem glúten e é a menos calórica das opções (9 calorias em uma colher de sopa. As outras têm, em média, três vezes mais na mesma medida). Auxilia na prevenção de doenças do aparelho digestivo, do coração e no controle do diabetes.

AVEIA

farinha de aveia
Fonte de fibras solúveis, contém betaglucana, bom aliado para a diminuição dos níveis de colesterol no sangue. É rica em proteínas, vitaminas e mineirais, como ferro, cálcio e magnésio. Ajuda a perder peso, pois suas fibras retardam o esvaziamento gástrico e prolongam a sensação de saciedade, afastando a fome.

Fonte:revistamarieclaire.globo.com

 

Vida e Saúde