Vida e Saúde

Extermine a cólica SEM remédio com opção natural que funciona MESMO

Atualizado em: 22/06/2015

colica-menstrual-tratamento-acupuntura-1

Metade das mulheres sofre com as cólicas menstruais. Segundo a acupunturista Elba Lúcia Wanderley, membro do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, a dor é causada pela liberação de substâncias inflamatórias. Para o tratamento, além dos remédios analgésicos convencionais, alternativas naturais mais extensas e duradouras, como acupuntura, podem resolver o problema.

Por que eu sinto cólica muito forte?

A cólica, muito comum durante a menstruação, surge porque o organismo, para finalizar o ciclo menstrual, libera substâncias inflamatórias como a prostaglandina, responsável por fazer o útero se contrair. É exatamente o processo de contração uterina que causa as dores.

Segundo a médica, a dismenorreia – nome dado às cólicas menstruais – pode ser primaria ou secundária. “A primaria é quando a causa é o aumento da prostaglandina pelo endométrio. Já a secundária é quando a dor é resultado de doenças no aparelho reprodutivo, como endometriose, miomas e tumores pélvicos”, explica.

Cólica menstrual: tratamento alternativo

A acupuntura é uma vertente da medicina conhecida por atuar no sistema nervoso central. “Ao colocar a agulha nós estimulamos terminações nervosas existentes na pele e nos músculos e isso faz com o organismo libere diversas substâncias que agem como analgésicas, anti-inflamatórias e relaxantes musculares”, comenta a especialista.

Além de melhorar os sintomas álgico-inflamatórios agindo como analgésica, relaxante muscular e anti-inflamatória, a acupuntura para cólica menstrual também causa um bem estar geral da mulher, pois atua equilibrando seu emocional.

Tratamento natural para cólica menstrual

Segundo Elba, a acupuntura e feita através da aplicação de agulhas de 1 a 2 vezes por semana. Na semana que antecede o período menstrual, as aplicações devem ser mais frequentes, de 3 a 4 x por semana. “A frequência da aplicação varia de acordo com a gravidade do problema e resposta individual do paciente”, explica.

Sem contraindicações, o tratamento natural para cólica, de acordo com a acupunturista, apresenta, na maioria das vezes, remissão total dos sintomas.

Fonte: Da Redação com Bolsa de Mulher

Vida e Saúde