Vida e Saúde

Existe perfume que ajuda a emagrecer?

Atualizado em: 13/09/2012

perfume_que_emagrece

Recentemente, a perfumaria francesa Vled’s lançou o Prends-Moi, perfume que promete ajudar a emagrecer. A novidade chegou à Inglaterra em agosto e antes do lançamento, já havia 6 mil mulheres na lista de espera para adquirir o perfume emagrecedor, de acordo com o periódico Daily Mail.

Para conseguir concluir a vinda do perfume para o mercado europeu, foi feita uma pesquisa cutânea experimental na França em mulheres de 18 a 75 anos. O estudo revelou que 82% das entrevistadas sentiram uma sensação de conforto após usar o perfume. Já 75% das cobaias apontaram a diminuição do impulso por comida após o uso da fragrância.

Mas, como um perfume pode ajudar a emagrecer? O Prends-Moi contém endorfina, hormônio neurotransmissor que é produzido pelo corpo em situações de prazer, como após atividade física, orgasmo, etc. “Mesmo em pequenas quantidades, a endorfina reproduz a sensação de bem-estar, reduzindo a sensação de fome. Se o hormônio for absorvido pelas mucosas nasais, pode ajudar a perder a fome”, explica a nutricionista funcional Maribel Gonçalves (SP).

A especialista aponta que uma espirrada do perfume na pele não é o suficiente. Para que o resultado seja eficaz, é preciso usar a fragrância várias vezes ao dia: “Só assim será possível chegar a um resultado significativo, pois o efeito dura pouco tempo”, acrescenta a especialista.

Além da endorfina, o perfume também contém cafeína, carnitina e extrato de sprulina. De acordo com a marca, as três substâncias foram introduzidas na fragrância, pois são combinações de ingredientes que ativam enzimas que provocam a quebra de gordura.

Segundo a nutricionista, os componentes podem ajudar a diminuir medidas, mas o resultado só é obtido se uma das substâncias é ingerida. "Os componentes só ganham efeito em contato com as células, o que não ocorre quando há absorção cutânea ou nasal. A carnitina atua dentro da mitocôndria da célula, ajudando a transportar mais gordura. Já a spirulina é uma alga rica em fibras e proteínas,  que aumenta a saciedade quando ingerida. A cafeína tem ação estimulante, mas precisa ser absorvida pelo intestino”, alerta a especialista.

Corpo a Corpo

Vida e Saúde