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Exercícios e prevenção das doenças cardiovasculares em mulheres

Atualizado em: 05/08/2013

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A atividade física pode ser definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto de enregia maior que os níveis de repouso. Exercício físico é qualquer atividade física que mantém ou aumenta a aptidão física e tem como objetivos a promoção da saúde e recreação.

Mulheres fisicamente ativas têm menor propensão para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio, as quais são as principais causas de morte na população. A prática regular de exercícios físicos é preconizada como uma das principais estratégias para prevenção de doenças cardiovasculares. A American Heart Association sugere que a prática de exercícios físicos entre as mulheres seja realizada nos seguintes moldes:

– As mulheres deverão realizar pelo menos 150 minutos por semana de exercícios moderados (caminhada rápida, por exemplo) ou 75 minutos por semana de exercícios vigorosos (corrida, por exemplo) ou uma combinação de ambos. Cada sessão de exercício aeróbico deverá ter a duração mínima de 10 minutos, preferencialmente espalhados ao longo da semana.

– As mulheres também deverão ser avisadas a respeito dos benefícios cardiovasculares adicionais que poderão ser obtidos através da prática mais prolongada de exercícios moderados (300 minutos por semana), vigorosos (150 minutos por semana) ou através de uma combinação de ambos.

– As mulheres deverão ser aconselhadas a realizar atividades de fortalecimento muscular que envolvam os principais grupos musculares duas vezes por semana. As mulheres que precisam perder peso ou manter a perda de peso devem acumular um mínimo de 60 a 90 minutos de exercícios moderados diários, preferencialmente realizados em todos os dias da semana.

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