Vida e Saúde

Estudos comprovam, “Viajar faz bem para a saúde!”

Atualizado em: 06/12/2013

viajar
Um novo estudo britânico comprova: tirar férias, mais do que descansar, faz bem para a saúde.
Aqueles 20 ou 30 dias de folga ajudam a reduzir a pressão arterial, aliviar o estresse, melhorar a qualidade do sono e, em última instância, rejuvenescer o corpo.
A conclusão é de pesquisadores do The Holiday Health Experiment, projeto financiado pela associação solidária de cuidados de saúde Nuffield Health e pela agência de viagens Kuoni.
Os especialistas observaram também que os benefícios das férias podem se estender durante vários meses.
Durante a pesquisa, que envolveu 12 voluntários, os participantes responderam a um questionário sobre sua saúde e ficaram ligados a monitores cardíacos para a medição dos seus padrões de sono e da sua resistência ao estresse.
Além disso, foram submetidos a testes psicoterapêuticos e aconselhados a seguir uma determinada dieta e estilo de vida Depois, metade dos participantes passou férias em outros países, durante duas semanas, enquanto a outra metade deu continuidade à sua atividade profissional.
No final das férias, os pesquisadores conduziram uma segunda série de testes clínicos e psicológicos, com os voluntários ligados novamente ligados a monitores cardíacos durante três dias.
Resultado
O estudo concluiu que, em média, a pressão arterial daqueles que saíram de férias diminuiu 6%, ao passo que a dos trabalhadores que se mantiveram nos seus escritórios subiu 2% durante o mesmo período.
Além disso, a qualidade do sono das pessoas que descansaram num país estrangeiro melhorou 17%, ao contrário do que aconteceu com a outra metade do grupo: diminuição média de 14%.
Mais que isso: a capacidade de se recuperar do estresse, entre os que saíram de férias, aumentou em 29%, e diminuiu em 71% entre os que ficaram trabalhando.
Entre o grupo que viajou para o exterior  houve diminuição significativa nos níveis de glicose no sangue, o que contribui para a redução do risco de diabetes e obesidade e melhora o humor e os níveis de energia.
Christine Webber, uma das especialistas envolvidas no estudo, afirmou que a redução da pressão arterial diminui o risco de AVC e ataques cardíacos e que as melhorias no sono beneficiam o sistema imunológico.
"Os nossos resultados parecem querer dizer que a maioria das pessoas se sente mais feliz, descansada e menos estressada após as férias", afirmou ao Daily Mail. "Porém, mais importante do que isso, é o fato de termos descoberto que estes benefícios se prolongam e se mantêm vários meses após o tempo de descanso", acrescentou.
Webber salientou ainda que "não é preciso estar deitado na areia da praia para relaxar.
O interessante é que o casal que teve as férias mais 'agitadas' foi também aquele que teve uma redução mais significativa do estresse" concluiu a pesquisadora.
Com informações do Daily Mail
"Viajar é trocar a roupa da alma.Além de fazer um bem enorme para a saúde, nada melhor que chegar em um lugar desconhecido e começar a conhecer cada cantinho e cada cultura. É simplesmente o máximo, além de fazer bem para a alma.Então galera, escolha um destino, compre uma passagem e vá viajar!"
Fonte:Uol

Vida e Saúde